Semana de C&T atraiu 40 mil visitantes no Rio de Janeiro



Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 40 mil pessoas visitaram os cinco polos de ações integradas de divulgação da ciência, localizados no Rio de Janeiro. O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) coordenou as atividades do Centro Esportivo Miécimo da Silva, Jardim Botânico, Mesquita e Parque Madureira, e apoiou a organização dos polos Quinta da Boa Vista e Fundação Planetário. As atividades, que aconteceram do dia 21 ao domingo (27), foram gratuitas e direcionadas a todos os públicos.

A semana tem como finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Para a coordenadora da SNCT no Rio de Janeiro, Amannda Amorim, realizar o evento foi um desafio. “Neste ano, incorporamos o polo Parque Madureira, além das atividades oferecidas no museu, numa parceria entre o Mast e o ON [Observatório Nacional]”, analisa.

No Parque Madureira, coordenado por Carlos Henrique da Silva, servidor do Mast, havia uma tenda de 420 metros quadrados, onde instituições do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveram atividades. Instituições vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Secti), estavam presentes, além de outras, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As atividades oferecidas pelo Mast foram Brincando de Matemático, Brincando com a Ciência e a observação do sol.

No Centro Esportivo Miécimo da Silva, as atividades foram focadas em grupos escolares. Várias escolas desenvolveram, durante o ano, trabalhos focados no tema da SNCT 2013, "Ciência, saúde e esporte". E, durante a semana, foram realizadas apresentações para estudantes que visitavam o local. Foram disponibilizados, também, telescópios para observação diurna, jogos e desafios das atividades Brincando de Matemático e Brincando com a Ciência, bem como sessões do Planetário Inflável Digital.

Qualidade do ar

Na tenda montada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) na Quinta da Boa Vista, os visitantes participaram de várias atividades relacionadas ao tema da semana. Dentre elas, exposições e sessões do planetário. Na Fundação Planetário, grupos escolares conheceram o Projeto Monitorar, que fala sobre a qualidade do ar da capital fluminense. E em Mesquita, cidade da Região Metropolitana, foram oferecidas atividades numa tenda estruturada diante da prefeitura.

Para Amannda, a semana nacional foi muito proveitosa e atingiu as expectativas não só dos expositores, mas dos visitantes também. “Acredito que tenha sido de grande valia, não só para as instituições, pois atingimos o que esperávamos: divulgar a ciência, levar o conhecimento às pessoas, despertando também o interesse nessa área”, conclui.

As atividades em parceria com o Observatório Nacional incluíram visitas guiadas pelo campus dos dois institutos, onde havia tendas espalhadas com jogos, desafios, aparatos científicos e experimentos. Na programação do museu em Brasília, mais de 1.500 pessoas participaram de sessões no planetário inflável e foi inaugurada a exposição O Eclipse e o Presidente.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



01/11/2013 18:09


Artigos Relacionados


Semana Nacional de C&T atraiu 60 mil pessoas no Maranhão

Iguaçu registra mais de 200 mil visitantes em janeiro

Número de visitantes da Bienal do Livro do Rio de Janeiro cresce 5% em 2011

Complexo Turístico Itaipu registra recorde de visitantes em janeiro

SENADO RECEBE MAIS DE 1.700 VISITANTES NO FIM DE SEMANA

Semana de Ciência e Tecnologia recebe mais de 32 mil visitantes na Bahia