Semana mundial do meio ambiente é comemorada com sessão solene
O Congresso Nacional realiza nesta terça-feira (02), às 11h, sessão solene para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. O objetivo é estimular ações para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
No documento que solicita a realização da solenidade, deputados e senadores ressaltam a necessidade de "repensar a Amazônia". Recordam que o bioma se constitui no "maior banco genético mundial", reunindo um quinto da água doce do planeta, um terço das florestas e um vigésimo da superfície da terra.
Os parlamentares alertam para a forte presença de organizações não governamentais (ONGs) americanas e européias na Amazônia, às quais estariam ligados cerca de dez mil estrangeiros que atuam na região, sendo 10% deles clandestinos, número que cresce a cada ano. De acordo com o documento, cientistas, religiosos e empresários de turismo e de multinacionais estariam usando a boa fé da população local para, a pretexto de preservar a natureza e defender os índios, ocultar intenções que poderiam representar ameaça à soberania nacional.
Embora os parlamentares admitam que brasileiros mal intencionados sejam responsáveis pelo desmatamento e depredação do meio ambiente, sugerem, como forma de evitar a ameaça à soberania, a adoção de medidas como o reforço da presença das Forças Armadas na região. "Sabemos que a presença militar local e de populações civis é fundamental fator inibidor a qualquer ameaça e, mesmo, elemento de vanguarda na vigilância de iniciais passos precursores de qualquer tentativa de ocupação".
Fortes inibiram invasões
No requerimento propondo a sessão solene, os parlamentares lembram que, ao longo da história brasileira, a Amazônia foi objeto da cobiça internacional de espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Para evitar a perda da soberania do país, os portugueses, enfatiza o texto, construíram fortes na região durante os séculos 16, 17 e 18, como o Forte do Presépio, que deu origem à cidade de Belém e consolidou a conquista da Amazônia portuguesa. Em 1669, o forte São José da Barra do Rio Negro, do qual surgiria Manaus, serviu de referência para o povoamento da bacia. O rio Amazonas abrigou, ao longo de suas margens, os fortes de Gurupá, Macapá, São José de Marabitanas, São Gabriel das Cachoeiras, São Joaquim, São Francisco Xavier de Tabatinga e Príncipe da Beira.
A solicitação para a realização da sessão solene foi feita pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM) e pelos deputados Rebbeca Garcia (PP-AM), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Roberto Rocha (PSDB-MA).
01/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Congresso tem sessão solene para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Semana do Meio Ambiente é comemorada com diversas atividades no Litoral
Senadores e deputados fazem sessão para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente
Senado realiza sessão especial para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente: Conheça as ações do Rodoanel para proteção do meio ambiente
Congresso realiza sessão solene pelo Dia Mundial da Amazônia