Semana Nacional de Museus realiza cerca de 4 mil atividades em todo o País



A Semana Nacional de Museus, que começou nessa segunda-feira (13) e segue até o dia 19, foi elaborada com o objetivo de reunir todas as instituições culturais do País e oferecer uma programação integrada para a sociedade. Esta é a 11ª edição do evento e traz como tema Museus (memória + criatividade) = mudança social. Ao todo serão realizadas 3.911 atividades - exposições, mostras fotográficas, visitas guiadas - em 1.252 instituições de resgate e preservação da memória de todo o País. 

Criada para comemorar o Dia Internacional dos Museus (no dia 18 de maio), a Semana de Museus convida as instituições museológicas a desenvolverem atividades relacionadas ao tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom), que instituiu a data. Vale destacar que o tema deste ano tem abrangência mundial e foi proposto pelo Brasil.

De acordo com a presidenta interina do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga, a Semana de 2013 obteve recorde de adesões de instituições culturais e é relevante por abrir os espaços para as comunidades, tornando os museus locais de aprendizado para a população, inclusive a que reside em pequenos municípios. 

"Mais do que oferecer uma programação de qualidade para os brasileiros, a Semana movimenta as economias locais, promove desenvolvimento. Este ano, pela terceira vez, estamos realizando uma pesquisa para conhecer os impactos da movimentações nas cidades, a repercussão da ação é tão positiva que o Brasil sediará, pela primeira vez, o principal encontro de museus do mundo, que acontecerá em agosto no Rio de Janeiro", completa a presidenta.

A programação da 11ª Semana Nacional dos Museus está disponível para download no site do Ibram

O que mais diz a pesquisa?

A Pesquisa da Semana de Museus, coordenada pelo Ibram, realizada desde 2011, procura medir os impactos culturais e econômicos, tangíveis ou não, proporcionados pelos museus que participam deste esforço conjunto entre governo e sociedade civil. Dos 1.114 museus que participaram da ação, 523 responderam à pesquisa.

Na última pesquisa, o dado que primeiro chama a atenção é o aumento de público: durante a Semana, a média de visitantes registrada pelos museus que participaram do estudo sobe cerca de 130% com relação à semana anterior à ação. Além disso, em maio, mês do evento, a média de público foi 35% superior ao anterior. A contratação de mão de obra para a realização das atividades da Semana também é expressiva: em 2012, foram 504 profissionais da área cultural, entre monitores, palestrantes, músicos, educadores, entre outros.

Outro ponto do estudo diz respeito aos gastos estruturais dos museus em função da Semana. Muitos representantes de museus relatam que o aumento de visibilidade e o fortalecimento da imagem do museu durante esse período favorecem a realização de obras, tais como construção de novo espaço, reforma, ampliação, melhoria na sinalização, restauração, conservação e adaptações na área de acessibilidade. 

Além dos aportes públicos oriundos das três esferas de governo, patrocínio e doações, os museus também apontaram crescimento na arrecadação com ingressos, loja, serviços, restaurantes, entre outros.

As prefeituras municipais despontam como principais parceiros dos museus: cerca de 20% dos museus firmaram acordos com elas. Outra parceria bastante significativa ocorre entre os museus e agentes culturais, que, em troca da experiência promovida pela Semana, trabalham voluntariamente auxiliando os museus na realização da programação da Semana de Museus. Na última pesquisa foram 2.333 voluntários mapeados. 

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