Semiárido ganhará mais de 31 mil cisternas



Serão construídas no semiárido 31.860 cisternas para atenuar a escassez de recursos hídricos na região. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai repassar R$ 60 milhões para a Articulação do Semiárido (ASA) construí-las em residências e escolas públicas rurais. A ASA é uma das instituições parceiras do MDS na construção de reservatórios assim como os governos estaduais e municipais. A formalização do termo de parceria foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (25). 

Do total de cisternas, 110 serão construídas nas escolas, sendo 90 com capacidade para 52 mil litros de água e vinte para 30 mil litros. Os reservatórios residenciais têm capacidade para 16 mil litros. “A cisterna é um bem para todas as famílias que precisam de água”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Crispim Moreira. A cisterna é uma tecnologia popular construída com placas de cimento para a captação de água da chuva e representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa do semiárido brasileiro.

Os beneficiados são famílias de baixa renda que moram na área rural de municípios daquela região e que não dispõem de fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para o suprimento das necessidades básicas.

Números - De 2003 a janeiro de 2010, o MDS apoiou a construção de 338 mil cisternas, que beneficiam 1,3 milhão de pessoas na região do semiárido brasileiro.

Em Questão edição 1011 - 29 / 03 / 2010



29/03/2010 10:39


Artigos Relacionados


Interior de Pernambuco ganhará a instalação de mais 4 mil cisternas

Semiárido pernambucano já recebeu mais de 23 mil cisternas

Mais de 58 mil cisternas já foram instaladas no semiárido pernambucano

Semiárido terá mais 60 mil cisternas por meio do programa Água para Todos

Famílias do Semiárido são beneficiadas com cisternas para armazenamento de água

Governo vai investir R$ 50 milhões na construção de novas cisternas no Semiárido