Seminário discute ações de prevenção de desastres naturais



O Ministério das Cidades realiza, hoje (7), o II Seminário Bousai para apresentar aos gestores brasileiros experiências japonesas nas áreas de riscos de Desastres Naturais, em Brasília (DF). O seminário é uma das ações do acordo de cooperação técnica com o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). As vagas para a segunda edição do seminário já estão esgotadas.

No projeto de cooperação entre Brasil e Japão, as ações são voltadas para o fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais. O objetivo é aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei 12.608, de 2012 e para que os gestores brasileiros tratem o tema de desastres naturais de uma forma integral.

O principal palestrante será o especialista Kenichi Handa que irá apresentar o histórico da atuação do Japão para conseguir prevenir a ocorrência de desastres de sedimentos. A especialista irá esclarecer sobre o tratamento dos dados de desastres e chuvas e o raciocínio básico aplicado nas informações de alerta.

O seminário também conta com a palestra do especialista Nobutomo Osanai que irá expor a tipologia dos fenômenos relacionados aos desastres de sedimentos, que ocorrem por grandes chuvas ou terremotos e acabam por provocar imensos danos nas comunidades. Outro destaque será o especialista Kenji Miwa, que irá discutir sobre o planejamento urbano com o foco nas leis que regulamentam a criação de conjuntos habitacionais.

Fonte:

Ministério das Cidades



07/02/2014 12:53


Artigos Relacionados


Apresentadas ações de enfrentamento e prevenção a desastres naturais

Prevenção de desastres naturais será tema de seminário em Salvador

Mais de cem municípios já foram beneficiados por ações de prevenção aos desastres naturais

Rio de Janeiro recebe R$ 1,9 bi para prevenção de desastres naturais

Parlamentares defendem investimentos em prevenção de desastres naturais

Municípios já receberam R$ 366 milhões para prevenção de desastres naturais