Seminário Luso-Brasileiro de Coleções Científicas é aberto ao público no Rio
Como parte das comemorações dos seus 25 anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro, promove, entre os próximos dias 19 e 21, o Seminário Luso-Brasileiro de Coleções Científicas e de Ensino. O objetivo do evento é difundir os trabalhos e coleções envolvidas no projeto Thesaurus de Instrumentos Científicos em Língua Portuguesa. O evento, gratuito e aberto ao público, será no auditório do Mast, na rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.
Entre os dias 22 e 28 próximos, os profissionais das instituições que compõem a rede Brasil e Portugal participam do Workshop Thesaurus de Instrumentos Científicos. O objetivo é discutir e detalhar a classificação que estrutura o thesaurus, avaliar os programas (softwares) que serão utilizados na construção do projeto, além de analisar o andamento das atividades nos grupos de trabalho criados no workshop que ocorreu em Lisboa em 2009, e definir as atividades destes grupos para 2010.
Em 2009, as instituições reuniram as listas de instrumentos científicos catalogados em ambos os países e discutiram as medidas necessárias à elaboração de uma listagem final de termos e classificações.
Projeto Thesaurus
O objetivo é formar um vocabulário extenso, produzindo uma terminologia comum e um glossário capaz de classificar e informar sobre acervos históricos das ciências exatas e disciplinas relacionadas, bem como matemática e engenharias, com exceção dos acervos de medicina e de história natural.
A organização, acessibilidade e divulgação do projeto trarão benefícios não apenas à comunidade científica dos dois países, mas também aos profissionais de museus e à sociedade em geral.
O projeto de cooperação internacional coordenado pelo Mast e Mcul envolve uma rede de 12 instituições do Brasil e de Portugal. Participam os museus de Ciência da Universidade de Coimbra, da Universidade do Porto, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
No Brasil participam o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Museu de Ciência e Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Colégio Pedro 2º (RJ), e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCT).
Fonte:
Ministério de Ciência e Tecnologia
10/07/2010 04:02
Artigos Relacionados
Senado abre seminário sobre imaginário luso-afro-brasileiro
Funarte anuncia Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia
Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia divulga obra selecionada
Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia recebe inscrições até setembro
Funarte anuncia vencedor do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia 2011
Funarte e Instituto Camões lançam prêmio luso-brasileiro de dramaturgia