Seminário reúne jornalistas do Brasil e do exterior durante Feira Internacional da Amazônia
A cobertura jornalística internacional nas áreas de Ciência, Tecnologia, Informação e Meio Ambiente na Amazônia será tema de debate em seminário no próximo dia 28, no Centro de Convenções, em Manaus (AM). O evento faz parte da programação da Jornada Internacional de Seminários, que será realizada durante a sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2011).
O encontro é organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Amazonas (SJPAM), Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS) e Fundação de Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O objetivo é promover a troca de experiências entre os jornalistas que atuam em veículos locais e nacionais e correspondentes estrangeiros, com a finalidade de aprimorar o trabalho jornalístico com foco na Amazônia, especialmente nas áreas de CT&I e Meio Ambiente, com a finalidade de ampliar a rede de relacionamentos e abrir novos horizontes para o jornalismo na região.
A programação conta com quatro palestrantes: o correspondente da TV Globonews em Londres, Silio Boccanera; o presidente da Associação de Correspondentes Estrangeiros de São Paulo (ACE), Roberto Cattani; o professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Federal de São Paulo (USP), Ricardo Alexino; e o editor-chefe da Revista Novo Ambiente, com sede em Curitiba, Paraná, Edemar Gregório.
Os debates serão mediados pelos jornalistas e acadêmicos Mirna Feitosa - Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e Gerson Severo – Faculdade Boas Novas. O tema geral será debatido em dois paineis. No primeiro serão abordados os vários aspectos que envolvem o trabalho de produção jornalística na Amazônia, especialmente nas áreas de CT&I e Meio Ambiente, incluindo questões como logística e acesso a fontes e dados referenciais.
Já o segundo painel tratará da repercussão das notícias publicadas sobre a região amazônica no exterior a partir do ponto de vista de quem faz a notícia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Suframa.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
13/10/2011 10:32
Artigos Relacionados
Feira Internacional em Caxias do Sul (SC) reúne artesãos do Brasil e do exterior
Ministério abre inscrições do Seminário de Comércio Exterior para Jornalistas
Jornalistas terão seminário exclusivo sobre Comércio Exterior na próxima semana
Tasso Jereissati fala sobre segurança durante seminário internacional
Seminário sobre inovação e sustentabilidade na Amazônia reúne especialistas
Câmara de Comércio Exterior se reúne nesta terça-feira (17)