Seminários sobre a ditadura serão realizados nos EUA



Durante os dias 8, 9, 10 e 11 de outubro, as campanhas realizadas nos Estados Unidos, durante a década de 1970, contra a ditadura e pela anistia no Brasil serão tema do seminário Brazil: Amnesty, Transitional Justice, and the legacies of dictatorship”.

O evento é promovido pela Comissão de Anistia em parceria com as universidades norte-americanas de Columbia (Nova York) e Brown (Providence).

O seminário será apresentado pelo presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão. Abrão também vai ministrar uma palestra no Trinity College, em Connecticut.

O professor do Departamento de História da Brown University, James Green, menciona que houve apoio do governo norte-americano ao golpe militar de 1º de abril de 1964, apesar de uma parcela da população ter sido contra.

“Muito se fala sobre o reconhecimento imediato por parte do governo norte-americano do Presidente Lyndon Johnson e do apoio do embaixador Lincoln Gordon aos golpistas de 1964. Porém, poucos sabem sobre o papel de um pequeno grupo de clérigos, acadêmicos e ativistas norte-americanos que organizaram campanhas nos Estados Unidos contra as violações dos direitos humanos e a tortura no Brasil, e a importância dessas iniciativas”, ressalva o pesquisador.

Segundo Abrão, "essas atividades representam uma oportunidade singular para refletirmos sobre a importância da mobilização transnacional de solidariedade ao Brasil e a América Latina, e para homenagearmos aqueles homens e mulheres que colocaram suas vidas à disposição da luta pela liberdade no Brasil".

Homenagem à memória

Os cidadãos norte-americanos que receberam exilados brasileiros e ajudaram a divulgar as violações contra os direitos humanos praticadas pela ditadura brasileira serão homenageados.

Entre os homenageados estão William Wipfler, do Conselho Mundial de Igrejas; Paul Silberstein, do Brazilian Information Bulletin de Berkey, Califórnia, e Marcos Arruda, do Comitê contra a Repressão no Brasil, de Washington-DC.

A abertura do evento será realizada na Brown University e vai contar com a presença do ex-presidente do Chile, Ricardo Lagos, do diretor do Watson Institute for International Studies, Richard Locke, e do Consul do Brasil em Hartford, Cesar Amaral.

A participação nas atividades é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Programação:

08/10: Palestra do Dr. Paulo Abrão, seguida de debate, no Trinity College, Hartford, Connecticut; Visita à instituição para o estabelecimento de parcerias.

09 e 10/10: Seminário Internacional “Brazil: Amnesty, Transitional Justice, and the legacies of dictatorship”, organizado pela Comissão de Anistia em parceria com a Brown University e PNUD, em Providence, Rhode Island.

11/10: Seminário Internacional “Brazil: Amnesty, Transitional Justice, and the legacies of dictatorship”, organizado pela Comissão de Anistia em parceria com a Columbia University, em Nova Iorque.

Fonte:
Ministério da Justiça 



07/10/2013 17:09


Artigos Relacionados


Sorteios da Caixa serão realizados em Crato (CE)

Eventos dos Objetivos do Milênio serão realizados no RS

Leilões serão realizados depois de definições do Mapa

CPTM: Sete pregões serão realizados na próxima semana

Concursos da Polícia Civil serão realizados pela Fundação Vunesp

Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites serão realizados em aldeias de todo o Brasil