Senado abriga exposição sobre o Círio de Nazaré



O Salão Branco do Senado sedia até o dia 14 deste mês a exposição Círio de Nazaré: Patrimônio imaterial da cultura brasileira, que retrata aspectos da festa religiosa realizada anualmente em Belém do Pará, em louvor a Nossa Senhora de Nazaré. O evento foi aberto nesta terça-feira (11), com a presença dos três senadores pelo Pará: Flexa Ribeiro (PSDB), José Nery (PSOL-PA) e Mário Couto (PSDB).

A procissão do Círio de Nazaré é realizada desde 1793, sempre no segundo domingo do mês de outubro. Os romeiros fazem um percurso de 4,5 quilômetros, indo da Catedral de Belém até a Praça Santuário, onde a imagem da santa fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias.

Além da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, os visitantes da exposição poderão conhecer os mantos oficiais usados pela santa nas últimas 16 procissões; um pequeno pedaço da corda de 450 metros usada para puxar a berlinda da Virgem no Círio de 2005, além de 3.500 peças artesanais que retratam a procissão e foram esculpidas com o miolo da palmeira miriti.



11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa de abertura de exposição em homenagem ao Círio de Nazaré

Senado homenageia Círio de Nazaré

Senado fará homenagem ao Círio de Nazaré

Senado homenageia celebração do Círio de Nazaré

Senado presta homenagem ao Círio de Nazaré

Senado vai homenagear festa do Círio de Nazaré