Senado apóia Fórum Mulheres Brasil-África



Ao som do Hino Nacional e da canção Aquarela do Brasil, cantados pelo Coral do Senado, começou nesta quarta-feira (2) o fórum Mulheres Brasil-África e os Desafios Neste Milênio. Estiveram presentes ao evento diversos representantes das sociedades do Brasil e da África, que discutiram políticas de valorização dos direitos da mulher.

Com o apoio do Senado, representado pelo diretor-geral, Agaciel Maia, e pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o evento foi idealizado pela Unifas/African, entidade criada a partir da União Feminina das Américas (Unifas). Presidida pela jornalista Margarida Chaulet, essa é uma entidade sem fins lucrativos, que atua como agente congregador de movimentos das mulheres em todos os países da América e do continente africano.

Na ocasião, Agaciel Maia foi homenageado por ter trabalhado, há 21 anos, na criação do símbolo da bandeira que representa o evento.

- O Senado brasileiro vem, há muito tempo, apoiando reivindicações no âmbito dos direitos da mulher e na igualdade de gêneros. No momento em que esta Casa é convidada a participar de eventos como este, fica claro que a instituição está no caminho certo. A maioria da legislação voltada à mulher foi produzida dentro do Senado e encaminhada em seguida para a Câmara dos Deputados - afirmou o diretor-geral.

Após a abertura do evento, Paulo Paim fez uma palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial, elaborado em 2006. Depois de recitar um poema de sua autoria que fala das discriminações contra a mulher negra, Paim lembrou que o estatuto foi criado para possibilitar a "definitiva libertação dos negros no Brasil". Segundo o senador, idealizador do projeto, o Estatuto da Igualdade Racial agrega uma ampla legislação que consolida ideais de igualdade "difundidos desde as lutas de Zumbi dos Palmares".

O fórum também tem o apoio do governo do Distrito Federal, do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro e do Fórum de Mulheres do Mercosul. O evento prossegue até quinta-feira (3), no Alvorada Brasília Hotel.



02/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasília sedia o III Fórum de Mulheres da Índia, Brasil e África do Sul

Chanceler apoia manifestações pacíficas na África e diz que Brasil se dispõe a ajudar

Embrapa promove fórum de inovação agropecuária África-Brasil

Suplicy elogia desempenho de Dilma no fórum Índia-Brasil-África do Sul

Correios lança selo da IV Cúpula do Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul

Sibá relata participação no fórum IBAS na África do Sul