SENADO APROVA LOUVOR PELO SUCESSO DA VISITA DO PAPA



O plenário do Senado aprovou hoje (dia 7) requerimento, encabeçado pelo presidente Antonio Carlos Magalhães, manifestando voto de louvor pelo sucesso da visita do Papa João Paulo II à cidade do Rio, por ocasião da Segunda Jornada Mundial da Família.

Sete senadores se manifestaram durante o encaminhamento de votação do requerimento. O senadores Jáder Barbalho (PMDB-PA), líder do PMDB, lamentou que o movimento contra o aborto "tenha envolvido até o Papa num assunto que consta do Código Penal brasileiro desde 1942", que desconsidera como crime o aborto de mulheres estupradas. Barbalho assinalou que o SUS é obrigado a atender mulheres nessa situação.

O senador Francelino Pereira (PFL-MG), que em 1980 recebeu, como governador de Minas, o Papa em Belo Horizonte, disse ter ficado surpreso com a debilidade física de Sua Santidade, mas acha que João Paulo II "está revigorado doutrinariamente".

Por sua vez, a senadora Júnia Marise (PDT-MG) assinalou que o Papa "realmente é o timoneiro da fé e representa os excluídos da sociedade". A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) frisou que o forte esquema de segurança na cidade do Rio, durante a visita, "incomodou todo mundo, inclusive o Papa". O senador Humberto Lucena (PMDB-PB) destacou que João Paulo II falou de questões dogmáticas, "mas não deixou de lado os problemas sociais".

Já o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu carta do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) ao Papa, onde aponta os problemas da distribuição de riqueza no Brasil. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que o Papa falou "de todos os excluídos da sociedade brasileira na frente do presidente da República e tudo que ele citou merece uma séria reflexão dos brasileiros".



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM APRESENTA VOTO DE LOUVOR PELO SUCESSO DA VISITA DO PAPA AO RIO

SENADO DESEJA SUCESSO NA VISITA DO PAPA A CUBA

PLENÁRIO APROVA VOTO DE REGOZIJO PELA VISITA DO PAPA AO BRASIL

TV SENADO DEBATE VISITA DO PAPA A CUBA

Senado cancela comissão que acompanharia visita do Papa

Senado aprova voto de louvor a Davi Uip