Senado aprova renovação de três concessões ao SBT



O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (12) 20 projetos de decreto legislativo que outorgam ou renovam concessões do Ministério das Comunicações a emissoras de rádio e TV. Entre as propostas aprovadas estão três que renovam as concessões dadas à TV SBT em São Paulo, Belém e Nova Friburgo (RJ).

Na discussão dos projetos, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ponderou que, com a constituição do Conselho de Comunicação Social pelo Congresso Nacional, é importante que o órgão se pronuncie sobre cada uma das concessões votadas e apreciadas pelo Senado. Como líder do Bloco de Oposição, Suplicy recomendou o voto favorável aos projetos, mas disse que gostaria de conhecer as recomendações do conselho sobre o assunto.

O presidente do Senado, Ramez Tebet, esclareceu que à medida que chegarem solicitações para que os projetos de decreto legislativo sejam objeto de análise do conselho, eles serão enviados ao órgão para parecer. Segundo Tebet, até o momento não houve requerimento nesse sentido. Ele avisou a Suplicy que o regimento interno do conselho já foi publicado no Diário do Congresso Nacional e deve ser consultado para que o funcionamento do órgão seja conhecido pelos senadores.

Unisinos

Na sessão, os senadores pelo Rio Grande do Sul comemoraram a aprovação do projeto que outorga à Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) concessão para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens em Novo Hamburgo (RS). A senadora Emilia Fernandes (PT-RS), relatora do projeto, registrou que a Unisinos é uma das universidades mais tradicionais do país, fundada com a chegada dos Jesuítas à região.

- A universidade tem grande envolvimento com a comunidade, forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho da região, ajudando na cadeia de produção de bens e serviços e contribuindo para a geração de emprego e renda. A universidade, agora, vai ter a oportunidade de oferecer serviços por meio da televisão, com finalidade educativa - afirmou Emilia.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) anunciou que a Unisinos realizará um projeto pioneiro em prol da comunidade por meio da televisão, do qual -todo o país ouvirá falar-. O senador José Fogaça (PPS-RS) agradeceu ao Ministério das Comunicações e ao presidente do Senado, Ramez Tebet, por possibilitarem que a outorga acontecesse antes do fim do ano.

O Senado também aprovou as concessões para funcionamento de emissoras de TV concedidas à Fundação Educativa, Cultural e Assistencial Ismênia Vitta Reis, de Pouso Alegre (MG), à Fundação Veneza de Rádio e TV Educativa, do Rio de Janeiro (RJ); à Fundação Cultural Mangabeiras, de Betim (MG) e à Fundação Educativa e Cultural de Emannuel, de Pirapora (MG).

O Plenário deu seu aval ainda aos projetos de decreto legislativo que autorizam as permissões para operação de emissora de rádio FM pela Fundação de Irmãos Beneficentes Cristãos, de Queimados (RJ); pela Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV, de Cruzeiro do Sul (AC); pela Central Sistema de Radiodifusão, de Formosa (GO); pela Ita Ondas, de Hidrolândia (GO); pela Rádio Fortaleza FM Bauru, de São Sebastião do Paraíso (MG); pela Robi - Rádio e Comunicações, de Machadinho d"Oeste (RO); e pela Rádio Marco Zero, de Macapá (AP).

Foram aprovadas autorizações para operação de radiodifusão comunitária concedidas à Associação Rádio Comunitária, de Araguari (MG); à Associação Comunitária de Rádio Comunicações Vale do Jarí, de Laranjal (AP); à Associação dos Comunicadores em Educação Ambiental de Rondônia, de Machadinho d"Oeste (RO); e à Associação de Assistência aos Bairros de Pitangui, de Pitangui (MG). Por fim, foi aprovado o projeto de decreto legislativo que aprova o ato do Ministério das Comunicações que outorga permissão à Rede Fortal de Comunicações para criar rádio AM em Pedra Branca (CE).



12/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES DE TRÊS RÁDIOS

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES PARA TRÊS EMISSORAS

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES RADIOFÔNICAS

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE CONCESSÕES A EMISSORAS DE RÁDIO

SENADO APROVA RENOVAÇÃO DE PERMISSÕES E CONCESSÕES PARA RÁDIO