Senado comemora 40 anos da Rede Amazônica



O Senado realiza neste momento sessão especial em comemoração aos 40 anos da Rede Amazônica de Rádio e Televisão. A homenagem decorre da aprovação de requerimento proposto pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), com apoio de outros senadores.

O grupo empresarial surgiu de uma agência de propaganda, a Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Os jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro se juntaram então aos empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou para disputar concorrência que resultou na concessão do segundo canal de televisão de Manaus.

Em informes sobre sua história, o grupo salienta que seu compromisso inicial foi buscar promover a integração da vasta região com o restante do país e o mundo. No início, a empresa transmitia programas da TV Record e da TV Cultura do Rio de Janeiro e, mais tarde, esteve afiliada à Rede Bandeirantes.

A partir de 1983, quando houve a unificação das emissoras da Rede Amazônica, de Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Macapá (AP), esses canais passaram a ser afiliado da Rede Globo. Em 1986, a Rede Amazônica, de Manaus, também se filiou à Globo. O grupo empresarial também opera emissoras de rádio em diversas capitais da região.

O senador José Sarney preside a sessão no Plenário do Senado.

Mais informações a seguir



17/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora 39 anos da Rede Amazônica

CABRAL COMEMORA 27 ANOS DA REDE AMAZÔNICA DE TELEVISÃO

Senado festeja os 40 anos da Rede Amazônica

Senado homenageia os 39 anos da Rede Amazônica de Rádio e Televisão

Senado comemora 370 anos da expedição amazônica de Pedro Teixeira

Moreira Mendes comemora aniversário da Rede Amazônica