Senado comemora 50 anos de fundação da CNBB
Em sessão especial, o Senado homenageou na manhã desta quinta-feira (23) a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pelo transcurso do cinqüentenário de fundação da entidade. A solenidade, requerida pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), foi aberta pelo presidente do Senado, Ramez Tebet, e contou com a presença da cúpula da entidade religiosa e de grande número de senadores. Estavam presentes o presidente da CNBB, Dom Jayme Henrique Chemello, o vice-presidente, Dom Marcelo Carvalheira, o secretário-geral, Dom Raymundo Damasceno, e o Arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão, entre outros.
A comemoração foi marcada pela apresentação do Coral do Senado e pela exposição de vídeo produzido pela CNBB sobre a criação e a trajetória da entidade nesses 50 anos de existência. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, narra o documentário, nasceu por inspiração do já falecido Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, Dom Hélder Câmara, em 1952. O vídeo registra também a relevância das Campanhas da Fraternidade, promovidas pela CNBB e dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões Pastorais da entidade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil.
Em discurso em homenagem à CNBB, Simon destacou que a entidade tem tido atuação marcante na história do país, principalmente por suas posições em defesa dos direitos humanos e da democracia.
23/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora 426 anos de fundação do estado da Paraíba
Senado homenageia PCdoB, que comemora 85 anos de fundação
Fundação Palmares comemora 23 anos
Paim comemora 30 anos de fundação do PT
Suplicy comemora 28 anos de fundação do PT
Prodasen comemora 31 anos de fundação