Senado comemora centenário de nascimento de Jaime Câmara
Foi aberta pelo presidente do Senado, José Sarney, sessão especial para comemorar o centenário de nascimento de Jaime Câmara, empresário que deu início à consolidação do complexo de comunicação que hoje leva seu nome. O senador Marconi Perillo (PSDB-GO), autor do requerimento solicitando a realização da sessão, fala da tribuna.
Nascido no interior do Rio Grande do Norte, Jaime Câmara transferiu-se para Goiás e fundou, em 1935, uma modesta firma de papelaria e tipografia, a J. Câmara e Companhia, que tinha como sócios Jaime Câmara e Henrique Pinto Vieira.
Em 1937, a firma transferiu-se para Goiânia e ganhou a participação de novos sócios. Em 1938, Jaime Câmara criou seu primeiro jornal: O Popular, que circulou, inicialmente, duas vezes por semana, com uma tiragem de três mil exemplares e contando com dez funcionários. O jornal passou a ser diário em 1944.
Foi O Popular que abriu caminho para os demais veículos de comunicação que hoje integram o complexo Jaime Câmara, que tem, ao todo, 21 veículos de comunicação em Goiás e no Tocantins. Desse total, nove são emissoras de TV afiliadas à Rede Globo, dois são jornais e oito são emissoras de rádio AM e FM. Além desses veículos, a Organização Jaime Câmara conta ainda com uma empresa de telemarketing.
Mais informações a seguir
11/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado comemora centenário de nascimento de Jaime Câmara
Senadores lembram centenário de nascimento de Jaime Câmara
Senadores homenageiam centenário de nascimento de Jaime Câmara
Senado comemora centenário de nascimento de Noel Rosa
IEB comemora centenário de nascimento de Camargo Guarnieri
Maciel anuncia comemorações do centenário de nascimento de dom Helder Câmara