Senado comemora os 50 anos do BRDE
Os senadores homenagearam, na sessão da tarde desta terça-feira (7), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, que completa 50 anos no dia 15 de junho. Criado em 1961 para promover o desenvolvimento dos estados da Região Sul, o banco passou a atuar, em 2009, também no Mato Grosso do Sul.
A homenagem foi requerida pelo senador Casildo Maldaner (PMDB - SC), que já presidiu o banco, mas o requerimento foi assinado por todos os senadores dos estados em que o banco atua. Maldaner informou que, desde sua criação, o BRDE liberou mais de R$ 65 bilhões nos quatro estados.
- Quero destacar a importância da instituição no desenvolvimento dos mais diversos setores produtivos na região - afirmou Maldaner, que citou as indústrias têxtil, metal-mecânica e cerâmica, em Santa Catarina; o cooperativismo e a usina Itaipu Binacional, no Paraná; e a Companhia Petroquímica do Rio Grande do Sul.
Na presidência da sessão, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou o papel do banco na concessão de crédito à clientela de menor porte, como micro e pequenos produtores rurais e empresas. Para o senador, a grande importância que os empreendimentos menores têm na economia nacional faz ainda mais justificada a homenagem ao BRDE.
- Essa instituição modelar, a despeito da maturidade negocial que alcançou, continua voltada para o que há de mais moderno e urgente na agenda do Brasil, ou seja, o desenvolvimento econômico socialmente agregador e sustentável - afirmou Paim.
Os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Ana Amélia (PP-RS), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) e Paulo Bauer (PSDB-SC) também homenagearam o banco. Entre os aspectos destacados pelos senadores estão as ações sociais, a contribuição para o desenvolvimento dos estados e o volume de investimentos.
O presidente do BRDE, Renato Vianna, lembrou que a criação do banco foi resultado da ação dos governadores dos estados do Sul, que reagiram contra a concentração de investimentos do governo federal em outras regiões do país, e agradeceu a homenagem dos senadores.
- Somos um banco com apenas três agências e um escritório de representação, mas quando o assunto é fomento, é crédito para o desenvolvimento, é presença nos momentos cruciais, o BRDE é parceiro para crescer no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul - afirmou.
Recursos do FAT
Casildo Maldaner lembrou que é relator, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do PLS n° 40/2011, da senadora Ana Amélia (PP-RS), que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para concessão de crédito rural. Na Comissão de Assuntos Sociais, recebeu emenda da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que inclui entre os autorizados a operar os recursos os bancos estaduais, as agências de desenvolvimento estaduais e os bancos de desenvolvimento oficiais.
- Dessa forma, o BRDE estará também - espero que seja aprovado - inserido nessa capilaridade e nesse esforço grande de disseminar o crédito mais fácil e mais barato aos pequenos agricultores - explicou Ana Amélia.
O projeto, que está na pauta de votações da CAE, recebeu voto favorável do relator. Se aprovado na comissão, onde tramita em decisão terminativa , seguirá para a Câmara dos Deputados.
07/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADO COMEMORA 50 ANOS DA OEA
SENADO COMEMORA 50 ANOS DA OEA
Senado comemora 120 anos da Lei Áurea
Senado comemora 109 anos do nascimento de JK
Senado comemora 40 anos da Embrapa
Senado comemora 40 anos dos Correios