Senado e Câmara promovem Semana do Turismo incentivando a participação da mulher
Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado em 27 de setembro, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal e a Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados promovem, de 24 a 28 de setembro, no Congresso Nacional, a Semana do Turismo, que, neste ano, discute o tema "O turismo abre as portas para as mulheres".
A escolha do tema vai ao encontro do esforço da Organização Mundial do Turismo (OMT), que, em parceria com o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), definiu como meta combater a desigualdade e promover um melhor posicionamento da mulher também neste campo de atividade.
- A semana visa a chamar a atenção para várias mulheres que têm se dedicado à promoção do turismo no país. Queremos mostrar a ação dessas mulheres em cada região, em cada estado - explicou a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
A programação inclui entrega de prêmios, exposições, lançamentos editoriais e atos políticos para destacar a importância da mulher não apenas no turismo, mas na vida do país. No dia 26, às 8h, no Salão Nobre da Câmara, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, tomará café da manhã com a bancada feminina da Câmara e do Senado. No dia 27, às 10h, no Plenário do Senado Federal, será realizada sessão especial em homenagem ao Dia Mundial do Turismo.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de emprego informal entre as mulheres, no setor turístico, é bem superior à de homens. Sua remuneração, assim como acontece em outros setores, também é inferior: em média, as mulheres ganham R$ 929,73, enquanto os salários dos homens chegam a R$ 1.144,54.
Mas há boas notícias: o material de divulgação do evento lembra que, se tradicionalmente a mulher exerceu, no setor, atividades caracterizadas como "serviços de mulher", como faxineira ou garçonete, ela vem, aos poucos, ocupando cargos de chefia ou posições correlatas, como proprietária de pensões. Como resultado da elevação de seu grau de escolaridade, elas ocupam, hoje, importantes cargos públicos ligados ao setor - não apenas a Comissão de Turismo do Senado é comandada por uma mulher, mas também a da Câmara, dirigida pela deputada Lídice da Mata (PSB-BA), assim como o próprio Ministério do Turismo.
Em paralelo a essa discussão, a senadora Lúcia Vânia lembrou que a Semana do Turismo também será uma excelente oportunidade de incentivar a utilização do turismo pela mulher para seu lazer e crescimento pessoal. Ela destacou que o mesmo princípio vale para a terceira idade, público-alvo de programa do governo federal para estimular o setor.
- Fora da alta estação, o setor fica praticamente desocupado. É preciso aproveitar as facilidades de crédito oferecidas pelo governo, para que as pessoas possam conhecer melhor o seu país - disse.
Lúcia Vânia também frisou a importância de se promover o turismo e investir na regulamentação do setor.
- O turismo é como uma indústria sem chaminé, que gera empregos e renda sem prejudicar o meio-ambiente - pontuou.
21/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado e Câmara abrem Semana do Turismo
Comissões do Senado e da Câmara realizam 5ª Semana do Turismo
Senado e Câmara promovem atividades no Mês do Servidor
SENADO E CÂMARA PROMOVEM PALESTRAS SOBRE ORÇAMENTO
Fundação da Mulher Gaúcha e Instituto da Mama promovem a Feira de Saúde da Mulher
Senado e Câmara promovem ciclo de palestras sobre o Parlamento brasileiro