Senado e Câmara velam Alberto Silva
Reunidos no salão negro do Congresso, senadores e deputados, velaram, na manhã desta segunda-feira (28), o ex-senador e deputado federal Alberto Silva (PMDB-PI), morto neste domingo (27), aos 90 anos, vítima de insuficiência pulmonar. Ele deixa a viúva Florisa Silva, sete filhos, 13 netos e 2 bisnetos. O presidente do Senado, José Sarney, se disse muito comovido com a perda do amigo.
- Foi uma das maiores figuras do nosso tempo, um homem de muita inteligência e capacidade. Sua morte comove todos nós, políticos e amigos que com ele conviveram e que testemunharam o brilho, a inteligência e a imaginação com que se desempenhou nos cargos que exerceu. Eu o conhecia desde 1953, quando ele era prefeito de Parnaíba e eu, candidato a deputado federal. Com seu desaparecimento, perde o Piauí e perde o Brasil.
Sarney lembrou que Alberto Silva foi, 30 anos atrás, um pioneiro na defesa de alternativas vegetais ao combustível fóssil. Ele recordou sobretudo a paixão com que o ex-senador defendia suas idéias, sempre voltadas para o avanço tecnológico do país e para a redução das desigualdades regionais que tanto castigavam seu estado - o Piauí.
O 1º secretário do Senado, Heráclito Fortes, recebeu o corpo na rampa do Congresso, ajudando a transportar o caixão até o salão negro, onde Alberto Silva foi velado, entre outros, pelo governador do Piauí, Wellington Dias, pelo prefeito de Teresina, Silvio Mendes, pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP) e pelos deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Paes Landim (PTB-PI) e Aldo Rebelo (PCdoB-SP).
Heráclito destacou as qualidades do ex-senador, que governou o Piauí por dois mandatos. Disse que Alberto Silva foi um inovador, que sempre sonhou com mudanças capazes de redefinir o futuro do seu estado. Para o 1º secretário, foi visionária a idéia de Alberto Silva asfaltar a estrada que liga Luiz Correia a Corrente, no seu estado. Em sua opinião, foi também graças à sua visão que o Piauí passou da produção de 40 mil toneladas de grãos, dez anos atrás, para a produção atual de 1 milhão 200 mil toneladas.
- Alberto Silva mudou a mentalidade do Piauí, fazendo dois governos modernos, arrojados e de grandes realizações. O Brasil também não pode esquecer que foi por intermédio dele que o país passou a buscar, com o biodiesel, alternativas para o petróleo. Ele sempre pensou na frente.
Alberto Silva iniciou sua carreira política na União Democrática Nacional (UDN), mudando para a Aliança Renovadora Nacional (Arena); para o Partido Popular (PP); e finalmente filiara-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
28/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alberto Silva sugere câmara de gestão para estradas
Alberto Silva propõe câmara de gestão para recuperação de estradas
Alberto Silva propõe câmara de gestão para recuperar estradas
Alberto Silva propõe câmara de gestão para recuperação da malha rodoviária
ALBERTO SILVA APONTA NA TV SENADO FALHAS DO PPA
Alberto Silva fala à TV Senado sobre o biodiesel