SENADO EM CAMPANHA CONTRA O DIABETES



A propósito da passagem do Dia Mundial de Combate ao Diabetes, no dia 14 de novembro, o Serviço Médico do Senado realizou nesta quinta-feira (dia 18) campanha de conscientização sobre a doença entre os funcionários e visitantes da Casa. Foram realizados medições de glicemia, medindo o nível de açúcar no sangue, como forma de diagnosticar o diabetes; de pressão arterial, para detectar a hipertensão, e do índice de massa corpórea, para detectar a obesidade. As doenças são graves, porém de fácil detecção, podendo ser controladas quando descobertas em fase inicial.
O Senado tem um Programa de Assistência ao Diabético, que funciona há sete anos. São reuniões semanais em que os diabéticos têm acompanhamento, palestras, aprendem a fazer a auto-aplicação da insulina, podem trocar experiências e monitorar o estado da doença. Além do programa, os diabéticos contam, no Senado, com um Ambulatório de Pé Diabético. Segundo Vanda Barras, enfermeira responsável pelo ambulatório, o diabetes é a principal causa de amputações não traumáticas, justamente porque o diabético desconhece a situação.
Vanda disse ainda que o principal objetivo da campanha, além da conscientização, era detectar o diabetes em pessoas que não sabiam de sua condição, e introduzi-las no programa em andamento no Senado.

18/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hospital do Servidor tem campanha contra o diabetes

Pontos turísticos do Rio são usados em campanha contra diabetes

Metrô e CPTM fazem campanha de conscientização contra o diabetes

USP promove Campanha de Diabetes e Hipertensão

USP sedia 12ª edição da Campanha de Diabetes e Hipertensão

Geraldo Alckmin participa de Campanha da Diabetes no Palácio dos Bandeirantes