Senado fará campanha sobre importância do voto
Com o objetivo de levar mais eleitores às urnas no dia 3 de outubro e ampliar o número de votos válidos, o Senado promoverá campanha publicitária para alertar sobre a importância do voto, especialmente na composição do Poder Legislativo. A realização da campanha durante o período eleitoral deste ano foi autorizada na quinta-feira (12) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O pedido para veicular a campanha foi encaminhado ao TSE pelo presidente do Senado, José Sarney. Ele apontou a necessidade de envolver o cidadão no processo eleitoral e legislativo, considerando "o elevado índice de abstenção e de votos inválidos para o cargo de senador na última eleição de 2006".
Conforme entendimento do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, a publicidade proposta pelo Senado não apresenta intenção eleitoreira e promoverá a conscientização sobre a relevância de votar nas eleições. "A referida campanha irá reforçar aquelas em veiculação na tarefa de educar e orientar o cidadão para o voto consciente", avaliou Lewandowski, de acordo com informações veiculadas na página do TSE na internet.
O propósito do Senado é exortar o eleitor a praticar um voto consciente, lembrando-o de que as decisões tomadas por deputados e senadores são, em última análise, decisões da sociedade que os elegeu.
Propaganda gratuita
Ao lado das mensagens de orientação do TSE e da campanha a ser feita pelo Senado, chegará aos eleitores, a partir desta terça-feira (17), a propaganda eleitoral gratuita, para a divulgação das propostas dos mais de 20 mil candidatos às eleições de 3 de outubro.
Veiculada pelas emissoras de rádio e de televisão, a propaganda gratuita vai ao ar até 30 de setembro. Serão inseridos dois blocos de 50 minutos, de segunda a sábado, com início às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão, considerado o horário de Brasília.
Além dos programas em bloco, serão transmitidos 30 minutos diários - seis para cada cargo em disputa (presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual) - na forma de inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e meia-noite, inclusive aos domingos.
De acordo com a legislação, é proibido divulgar propaganda paga nas emissoras de rádio e TV.16/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Campanha sobre importância do voto visa aproximar eleitor do Senado
Senado lança campanha sobre importância do Congresso
Educação conscientiza estudantes sobre importância do voto
Estado conscientiza estudantes sobre importância do voto
Audiências públicas conscientizam eleitores sobre importância do voto
Escola do Legislativo participa de evento sobre importância do voto para jovens