Senado firma parcerias em educação e acessibilidade em Manaus



As medidas implantadas pelo Senado para facilitar a acessibilidade das pessoas com deficiência e valorizar esse segmento começaram a ser adotadas pelas Assembléias Legislativas de diversos estados. Depois de os Legislativos do Rio Grande do Sul e da Paraíba terem implantado programas com esses objetivos, agora será a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas que adotará medidas no mesmo sentido.

Para isso, o 1º secretário do Senado e diretor nacional do Programa Interlegis - Comunidade Virtual do Poder Legislativo, senador Efraim Morais (DEM-PB), assinará convênio com a Assembléia Legislativa do Amazonas durante o Seminário Interlegis Região Norte, nesta quinta-feira (13), em Manaus. Também participarão do evento a coordenadora da Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado, Mônica Freitas, e a diretora-executiva do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Denise Zoghbi.

Mônica Freitas explicou que, no Senado, além das campanhas de conscientização e das reformas na arquitetura dos prédios para facilitar o acesso às pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas, o programa inclui a contratação dessas pessoas.

- No Senado, foi criado um serviço de apoio a essas pessoas com deficiência que transitam e trabalham aqui - disse Mônica Freitas.

Já a diretora-executiva do ILB informou que, também durante o seminário, será assinado protocolo de intenções na área educacional com a Câmara de Vereadores da capital amazonense.

Denise Zoghbi disse que essa iniciativa marca a disposição do ILB de ampliar seu campo de atuação. O instituto é hoje considerado uma referência nacional na educação legislativa e no treinamento de pessoal, conforme lembrou a diretora. Em dez anos de atividades, o ILB já instruiu e treinou mais de 30 mil servidores, não só do Senado, mas também de instituições conveniadas, segundo o texto de divulgação do evento.

Amazônia

O seminário é promovido pelo Interlegis, pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas e pela Câmara Municipal de Manaus. O programa, que inclui exposição de artesanato e apresentação do coral da Assembléia, contará com uma palestra do governador do Amazonas, Eduardo Braga, sobre a Amazônia e sua complexidade, no período da manhã.

O senador Efraim Morais irá se pronunciar ainda de manhã, quando também será feita uma apresentação do Programa Interlegis. À tarde, o 1º secretário do Senado participará da solenidade de assinatura do termo de ação conjunta em programas voltados para as pessoas com deficiência.

A programação da tarde inclui ainda palestra sobre a responsabilidade ambiental e riqueza mineral, tema que será apresentado pelo secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Virgílio Maurício Viana. Também será debatido o ecoturismo como instrumento de desenvolvimento econômico e bem-estar social. Esse tema será abordado pelo professor Carlos José Rodrigues da Silva, coordenador do curso de Gestão Turística do Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

A programação completa do Seminário Interlegis Região Norte pode ser acessada pelo site www.interlegis.gov.br.



11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lembo entrega selo Empresa Amiga de São Paulo e firma parcerias na área da Educação

Centro Regional da Amazônia firma parcerias com Japão e França

Confederação de Basquete firma parcerias para desenvolvimento do esporte no País

Covas firma parcerias para a área social na região de Araçatuba

Governo do Estado firma parceria com a Holanda na área de educação

Educação: Secretaria firma convênio com APAEs no valor de R$ 61 milhões