Senado homenageia o centenário da imigração judaica no estado do Rio Grande do Sul



Por requerimento do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), o Senado homenageou nesta terça-feira (26) o centenário da imigração judaica no estado do Rio Grande do Sul. Segundo o senador, falar dessa colonização é fazer uma ode à vitória do progresso sobre o comodismo e as dificuldades, bem como à luta vitoriosa da justiça e da liberdade sobre a intolerância e o desrespeito.  

Presidindo a sessão, o 2º vice-presidente, senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), chamou para compor a Mesa o rabino Henry Sobel, a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, e a presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Matilde Groisman Gus. Além deles e dos senadores, autoridades e amigos da comunidade judaica estiveram presentes na homenagem.

Zambiasi disse que o começo sistemático e permanente da imigração israelita para o Rio Grande do Sul teve início em 1904, com a chegada de 38 famílias que fugiram das tensões raciais e políticas da Rússia imperial. No Brasil elas buscavam uma promessa de vida, pois no governo dos dois últimos czares a situação dos judeus sofreu gradativa deterioração, acrescentou o senador.

Não é difícil imaginar, disse Zambiasi, com que ansiedade essas famílias vivenciaram a travessia marítima que parecia interminável. Famílias inteiras viajaram sem bens materiais para chegar a uma terra estranha, enfrentar um idioma e ambiente desconhecidos em busca de paz, respeito e liberdade, destacou.

De acordo com o senador, as várias levas subseqüentes de imigrantes judeus e seus descendentes conquistaram lugar de respeito e reconhecimento na terra que os acolheu. Hoje a comunidade conta com 13 mil imigrantes organizados e representados pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Ao todo, são11 sinagogas em funcionamento no estado.

Para homenagear o centenário, continuou Zambiasi, o governador Germano Rigotto lançou as bases de amplo leque de atos solenes no Palácio Piratini, na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal de Porto Alegre, bem como da realização de exposições, concertos musicais, projetos pró-memória e atividades ecológicas. O governo federal, por sua vez, lançou um carimbo comemorativo dos Correios. 

Ao lembrar que ele mesmo é descendente de imigrantes italianos, Zambiasi disse que o Rio Grande do Sul valoriza sua história, especialmente aqueles que a construíram.

- Somos italianos, alemães, israelitas, árabes, libaneses. Somos portugueses, espanhóis e africanos. Somos cristãos, muçulmanos e judeus, um povo irmanado por laços de solidariedade, respeito e fraternidade - afirmou.

Em apartes, os senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Ney Suassuna (PMDB-PB) ressaltaram a relevância da contribuição judaica para o Brasil. Para o senador Marco Maciel (PFL-PE), os judeus foram fundamentais na definição da identidade brasileira como pátria de todos os povos, irmanados por sentimentos de paz, justiça e tolerância.



26/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CASA homenageia Centenário da Imigração Japonesa

Exposição homenageia centenário da imigração japonesa

Páscoa: exposição homenageia centenário da imigração japonesa

Mostra O Japão Daqui homenageia centenário de imigração japonesa

Crivella comemora Dia Nacional da Imigração Judaica

Senado homenageia imigração japonesa