Senado homenageia os 35 anos da Zona Franca de Manaus



O Senado homenageou, com uma sessão solene realizada nesta terça-feira (19), o 35º aniversário da criação da Zona Franca de Manaus. Na presidência da sessão, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) convidou o superintendente da Zona Franca, Ozias Monteiro Rodrigues, o secretário-geral da Presidência da República, Artur Virgílio, e o presidente da Assembléia Legislativa do Amazonas, deputado José Lupércio Ramos, para comporem a Mesa.

Ao discursar na homenagem, o senador Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) afirmou ser a Zona Franca a celebração de uma idéia que deu certo. Ele destacou a competência do modelo da Zona Franca e sua importância estratégica na redução das desigualdades regionais, na geração de empregos para centenas de milhares de brasileiros, na ocupação racional e sustentável de parte da região amazônica e em sua integração no cenário nacional.

Mestrinho lembrou que a Zona Franca foi criada para substituir importações, "uma função necessária na ótica do interesse nacional que foi cumprida a contento". Os pólos eletro-eletrônicos, de veículos de duas rodas, relojoeiro e de materiais descartáveis estão entre os mais modernos do planeta, disse o senador. Ele ressaltou que as exportações foram de US$ 1 bilhão em 2001 e podem dobrar em 2002.

O modelo de desenvolvimento instalado em Manaus, afirmou Mestrinho, se transformou em referência ambiental para o padrão de progresso: encravado no coração da maior floresta tropical do mundo, o Polo Industrial de Manaus cresce a uma taxa de depredação ambiental próxima de zero, segundo informou.

- O Amazonas conserva intacto 98% de sua cobertura vegetal original, a despeito de ter sido o estado da federação que mais cresceu na década passada -122% - enquanto o Brasil patinou em taxas mínimas de crescimento - disse.

Mestrinho anunciou a instalação de um pólo de bio-indústrias, principalmente do setor de cosméticos, visando aproveitar racionalmente a biodiversidade local. O empreendimento, disse o senador, está em um caminho promissor, marcado por parcerias institucionais e com o setor privado para assegurar geração de empregos e renda.

Além das sessões solenes realizadas no Senado e na Câmara dos Deputados, foi inaugurada uma exposição com exibição de vídeos e jogos eletrônicos interativos sobre a região, para mostrar os resultados alcançados com o modelo de desenvolvimento ali implantado. A Zona Franca de Manaus gera 60 mil empregos diretos e cerca de 250 mil indiretos nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.



19/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado faz sessão especial para homenagear 40 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin saúda os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus

Zona Franca de Manaus terá licença prorrogada por mais 50 anos

Governo prorroga Zona Franca de Manaus por 50 anos e inaugura ponte no Rio Negro