Senado inaugura exposição '100 fotos de 2012'



VEJA MAIS

O Senado inaugurou, na manhã desta terça-feira (12), a exposição “100 fotos de 2012 - O dia a dia no Senado”. A mostra está exposta no hall de acesso às alas Tancredo Neves e Teotônio Vilela (final do corredor conhecido como Túnel do Tempo) e fica em cartaz até o dia 8 de abril.

A mostra reúne  momentos marcantes, como as discussões sobre a distribuição dos royalties do petróleo, os debates a respeito da Lei Geral da Copa, além das CPIs do Cachoeira, do Tráfico de Pessoas e da Violência Contra as Mulheres.

Na opinião do 1º vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), a exposição comprova o profissionalismo dos veículos de comunicação da Casa.

– É um trabalho feito com muita dedicação. Não tem um lugar, não tem uma atividade que a gente faça que não tenha uma boa cobertura. Isso é fato – afirmou o parlamentar, para quem o desempenho da comunicação do Senado alcançou um nível "quase impecável".

A diretora-geral do Senado, Doris Marize Peixoto, felicitou a Casa por contar com uma equipe de excelentes fotógrafos, que registram "a essência dos fatos de forma precisa".

A secretária geral da mesa, Cláudia Lyra, elogiou a seleção das imagens.

– Como podemos constatar, 2012 foi um ano bastante movimentado, com assuntos polêmicos. E isso está bem retratado aqui. Todos estes momentos estão eternizados – avaliou.

Ao falar sobre o projeto em entrevista, a coordenadora de fotografia, Paula Cinquetti, chamou a atenção para o caráter de registro histórico que o material fotográfico atingiu.

– A exposição começou como um projeto de valorização da fotografia. Não da fotografia apenas como captura do dia-a-dia, do factual, ou como ilustração de matérias, mas da fotografia que revela a marcha da história  – afirmou Paula.

Segundo o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich, a cobertura jornalística da instituição é feita de maneira que nenhum fato passe despercebido pelos veículos de comunicação da Casa, tendo a fotografia um papel fundamental na memória do processo legislativo.

- Fazemos cerca de 300 mil fotos por ano. Em uma semana, são oito mil, mais do que o Senado produziu nos seus primeiros 170 anos de existência - assinalou Emerich.

Estiveram presentes ainda na solenidade os senadores Anibal Diniz (PT-AC) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e o diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações (Seep), Florian Madruga.



12/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado inaugura nesta terça a exposição '100 fotos de 2012'

Vídeo | Exposição no Senado mostra '100 fotos de 2012'

Pinacoteca inaugura exposição de fotos de Boris Kossoy

Sarney inaugura exposição de fotos sobre os 70 anos da FAB

Exposição de fotos inaugura Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima

Paço das Artes inaugura 1ª Temporada de Projetos 2012 com a exposição Instável