Senado inaugura novas instalações do Comitê de Imprensa e da Agência Senado



O presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), ao lado do presidente licenciado Renan Calheiros (PMDB-AL), inaugurou, nesta terça-feira (27), as novas instalações do Comitê de Imprensa do Senado Federal e da Agência Senado. O projeto da reforma, do arquiteto Oscar Niemeyer, teve por objetivo dotar os cerca de 700 jornalistas da imprensa privada que cobrem as atividades do Senado e os cerca de 30 jornalistas da agência de instalações mais adequadas ao exercício de suas funções, e, dessa forma, contribuir no esforço de conferir transparência às atividades do Legislativo.

Segundo Tião Viana, a reforma é uma reivindicação de mais de 20 anos dos profissionais da imprensa. Ele elogiou Renan Calheiros, que conduziu as discussões sobre o andamento da obra junto a todos os setores da Casa, bem como os profissionais engajados na sua execução.

- A imprensa tem que estar mais bem instalada para traduzir a feição atual das instituições. Tudo o que é levado ao Brasil depende dos jornalistas - disse o presidente interino.

O senador Efraim Morais (DEM-PB), 1º secretário da Mesa, salientou que o novo espaço abriria uma nova frente de transparência no Senado, na medida em que a instituição estaria disponibilizando aos jornalistas equipamentos modernos para que digam ao Brasil e ao mundo tudo o que se passa na Casa. O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, por sua vez, enfatizou que o Comitê de Imprensa do Senado é um dos melhores dos órgãos públicos do Brasil.

O vice-presidente do Comitê de Imprensa, Fábio Marçal, afirmou que o comitê do Senado sempre foi utilizado da forma mais democrática possível, e que, nas novas instalações, não haverá "donos de espaços", já que "o único dono deste espaço sempre foi o Senado Federal". Ele lembrou que passam pelo comitê, diariamente, mais de cem jornalistas. O representante dos jornalistas também cobrou transparência.

- Queremos que os assessores dos senadores respeitem os espaços dos jornalistas na tribuna de imprensa e nas comissões e que o Senado seja transparente como sua vizinha, a Câmara - disse.

Na ocasião, foi inaugurada a exposição do fotógrafo Célio Azevedo, o fotógrafo mais antigo do Senado, que está se aposentado este ano após mais de 30 anos de casa. As fotos ficarão expostas nas paredes de vidro do antigo posto da Agência Senado, localizado no Salão Azul.



27/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


INSS inaugura novas instalações de agência em Florianópolis

Capanema (PA) ganha novas instalações da Agência da Previdência Social

Agência da Previdência Social de Apodi (RN) ganha novas instalações

MEC inaugura novas instalações universitárias em São Paulo

Governo inaugura novas instalações da Fatec Itu

Comitê de Imprensa do Senado passa ao encargo da Secs