Senado lança campanha de conscientização sobre o teste da orelhinha
O Senado Federal vai lançar, nesta quinta-feira (6), a campanha "Teste da Orelhinha: rápido, não dói e gratuito". O objetivo da campanha é divulgar junto à população os benefícios sociais e de saúde em torno da realização do exame.
Durante o evento de lançamento, que vai ocorrer na Presidência do Senado a partir das 10h, serão apresentados dados específicos e atualizados sobre a surdez no país e o impacto financeiro nos cofres públicos.De acordo com a Fundação Hear the World, apenas 5% dos recém-nascidos se beneficiam atualmente do procedimento que detecta problemas auditivos.
A Lei 12.303/2010, projeto de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), obriga hospitais e maternidades a realizarem o exame de forma gratuita. O teste da orelhinha consiste na avaliação da audição em recém-nascidos e permite o diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração de um tempo médio de 3 a 5 minutos.
05/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado lança Campanha Nacional do Teste da Orelhinha
Lei torna obrigatório teste da orelhinha em bebês
Teste da orelhinha identifica problemas auditivos
Educação lança campanha de conscientização contra drogas
Governo lança campanha de conscientização para a igualdade racial
Saúde: Hospital Geral de Pedreira implanta Teste da Orelhinha