Senado lança o livro 'Salão de Humor da Constituinte'



Como parte da programação do Ano Cultural 2008 Artur da Távola, o Senado lança nesta terça-feira (9), na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, o livro Salão de Humor da Constituinte, logo após o concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, marcado para as 20h. O livro reúne charges, caricaturas e ilustrações publicadas durante o período da Assembléia Nacional Constituinte (ANC), em jornais e revistas como Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Folha da Tarde, Veja, Senhor, Isto É e Isto É Senhor.

Vários chargistas e ilustradores cujos trabalhos compõem o livro estarão presentes ao evento, entre os quais Claudius, Gaetano Ré, Ivan Cozenza de Souza - filho do cartunista Henfil -, Ique, Kacio, Lopes, Novaes, Oscar e Spacca. O livro traz ainda trabalhos de Chico e Paulo Caruso, Henfil, Miguel Paiva, Hilde Weber, Lan, Glauco, Gougon e Claudius.

A curadoria e a organização do livro são do consultor legislativo Marcos Magalhães, que se dedicou à construção de um acervo de charges políticas que cobre todo o período constituinte, entre 1º de fevereiro de 1987 a 5 de outubro de 1988.

Marcos Magalhães, que também faz parte da Comissão de Comemoração dos 20 anos da Constituinte, disse que o Senado tem tido a preocupação de documentar a história política e cultural do país.

Os trabalhos publicados no livro, disse Marcos Magalhães, tratam dos temas polêmicos discutidos na Constituinte, como a duração dos mandatos presidencial e parlamentar e a definição do sistema de governo; da conjuntura econômica - os planos econômicos, a inflação, o congelamento de preços e a substituição de ministros; da discussão da Constituição e da sua promulgação.O livro traz, ainda, um quadro geral do trabalho dos chargistas - alguns criaram personagens baseados nos grupos que acompanhavam e tentavam influir nas discussões travadas na Constituinte, como os sem-terra e os lobistas - sobre a Constituinte.

Lembrando a mobilização e a ocupação popular do Congresso na época da Constituinte, Marcos Magalhães considera a exploração de personagens da vida política pelas charges, naquele período, "uma demonstração da importância da Constituinte como elemento fundador do Brasil contemporâneo".

A publicação do Salão de Humor da Constituinte é uma iniciativa das Comissões de Comemoração dos 20 anos da Constituinte e do Ano Cultural do Senado. Entre 15 e 19 de novembro, parte dos trabalhos incluídos na obra esteve exposta em uma mostra no Senado. Em breve, será lançada uma versão eletrônica da coletânea, em parceria com o Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília (UnB).



09/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cultura: Imprensa Oficial lança Catálogo do 32º Salão de Humor de Piracicaba

Lily Marinho lança livro no Salão Nobre do Senado

ALUÍSIO PIMENTA LANÇA LIVRO NO SALÃO NEGRO

Chargistas autografam 'Salão de Humor da Anistia'

Poupatempo Piracicaba homenageia Salão Internacional do Humor

Imprensa Oficial participa do Salão de Humor em Piracicaba