Senado lembra Dia do Exército com homenagem em Plenário
Estavam presentes, ainda, o ministro Francisco Peçanha Martins, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), embaixadores e representantes do corpo diplomático e deputados.Proposta pelo senador Edison Lobão (DEM-MA),a solenidadetambém contou com a participação de grande número de oficiais das três Forças.
Na solenidade, Renan lembrou que a ação do Exército brasileiro ultrapassa os objetivos exclusivamente militares e representa, muitas vezes, o "único símbolo tangível" da presença do Estado em regiões distantes. Na Amazônia, são mil homens que prestam auxílios diversos e ajudam no transporte das populações. Lobão, o propositor da sessão, disse que a importância da Força para o país não tem tido correspondência em apoio em favor de sua modernização e reaparelhamento ou, como disse, "justaremuneração" de seus integrantes.
O Dia do Exército recai em 19 de abril para marcar o desfecho da 1ª Batalha de Guararapes, travada em Pernambuco, em 1648. Nesse dia, tropas nacionais enfrentaram as forças de ocupação holandesa sediadas no Nordeste, evento decisivo para a vitória final contra os invasores. Entres os comandantes da batalha, reconhecida como o primeiro momento de afirmação da identidade nacional, estavam Henrique Dias, negro, Antônio Felipe Camarão, índio, e outro brasileiro, André Vidal de Negreiros, ao lado dos portugueses Francisco Barreto de Menezes e João Fernandes Vieira.
25/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado presta homenagem ao Exército e à UnB
Tuma lembra Dia do Exército
Plenário do Senado inicia homenagem a ex-presidente do Chile
Senado faz homenagem a Carlos Marighela em sessão no Plenário
Senadores recebem homenagem do Exército
Tuma lembra Dia do Exército e acusa Funai de omissão no caso das mortes de garimpeiros