Senado poderá ter sessão especial para homenagear João Cândido



O Senado poderá realizar uma sessão especial em homenagem aos descendentes de João Cândido e dos heróis da Revolta da Chibata. A proposta, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovada nesta quinta-feira (3) pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e será ainda submetida ao Plenário da Casa.

Na quarta-feira (2), o Senado aprovou projeto de lei (PLS 45/01) que concede anistia post mortem a João Cândido, conhecido como líder da Revolta da Chibata, e aos demais participantes do movimento, que ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca, em 1910. Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha sediadas no Rio de Janeiro, com o objetivo de acabar com as punições físicas aplicadas aos marinheiros, como chicotadas e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.

Na ocasião da aprovação da matéria na CDH, Paim lembrou que já está sendo apreciado na Câmara dos Deputados projeto de lei de sua autoria para tornar João Cândido Herói da Pátria.

- Infelizmente, João Cândido não teve em vida o reconhecimento que lhe é devido. Porém, está mais do que na hora de mostrarmos às futuras gerações quem foi João Cândido. Isso é o mínimo que devemos a ele. Afinal, como todo grande ser humano, ele abriu mão de muitas coisas ao se levantar contra as barbáries, as injustiças, a violência e a discriminação - afirmou Paim.



03/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado faz sessão especial para homenagear Dia Internacional do Turismo

Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Gonzaga

Senado faz sessão especial para homenagear Luiz Viana Filho

SENADO TERÁ SESSÃO ESPECIAL PARA HOMENAGEAR SÉRGIO MOTTA

Senado realiza sessão especial para homenagear Campanha da Fraternidade

Senado faz sessão especial para homenagear 40 anos da Zona Franca de Manaus