Senado promove 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância



"O brincar na construção da paz" é o tema da 2ª Semana de Valorização da Primeira Infância, promovida pelo Senado. Na abertura do evento, na manhã desta terça-feira (27), no auditório Petrônio Portela, os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Marisa Serrano (PSDB-MS), Paulo Paim (PT-RS) e José Nery (PSOL-PA) falaram da urgência de o Brasil investir mais nos primeiros anos de vida.

- O problema, no mundo de hoje não é, como dizia Malthus, que vai faltar comida. Na verdade, vai sobrar comida. O problema é a distribuição, o problema é fazer com que essa comida chegue àqueles que dela necessitam - disse Simon, na presidência dos trabalhos.

Autor da lei que instituiu a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, Simon se referiu à crise financeira que abalou o mundo, em 2008, para lembrar que os governos gastaram trilhões de dólares para salvar bancos, despendendo simultaneamente fortunas na máquina de guerra.

- Isso tudo enquanto a gente vê que uma parte infinitamente menor que essa resolveria o problema da fome e da miséria. A gente sente que nesse prenúncio de terceiro milênio alguma coisa precisa ser feita principalmente em favor das crianças que nascem e que têm direito à vida. E nós vamos nos conscientizar disso porque, por ação ou por omissão, somos todos responsáveis - disse ainda Simon.

No mesmo tom preocupado, o senador José Nery disse que o Brasil tem que fazer uma escolha: ou investe na criança agora ou o futuro do país estará irremediavelmente comprometido. Para Nery, é fundamental que o governo brasileiro veja a primeira infância como prioridade absoluta, a fim de tirar 2 milhões 500 mil crianças do trabalho infantil.

Vice-presidente da Comissão de Educação, Marisa Serrano referiu-se ao líder indiano Mahatma Ghandi para dizer que a maior forma de violência é a pobreza. Observando que crianças de 4 e 5 anos, pertencentes à classe média alta, já estão na escola, a senadora questionou por que há tanta dificuldade orçamentária para fazer o mesmo com as crianças de baixa renda.

O senador Paulo Paim falou de sua luta pelo que define como "corte nas diferenças", isto é, contra a discriminação racial e outras formas de exclusão. Ao final,afirmou que é na infância que a discriminação se acentua.

- É na primeira infância que os preconceitos são moldados - sustentou Paim.

Além de parlamentares brasileiros, a 2ª Semana de Valorização da Primeira conta com especialistas do Canadá e da França, que se reunirão até sexta-feira (30) no Senado. O objetivo é conscientizar o poder público e a sociedade para a importância do cuidado primordial nos primeiros anos de vida. Discursaram também a coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil da Unicef, Cristina Albuquerque, e a adida de Cooperação da Embaixada da França, Marina Feli.



27/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado promove 3ª Semana de Valorização da Primeira Infância

Senado promove em novembro a Semana de Valorização da Primeira Infância

Senado promove 5ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Senado promove Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Senado realiza 6ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz

Senado abre 4ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz