Senado realiza campanha para doação de sangue e Jornada de Saúde para servidores
O Serviço de Qualidade de Vida, da Secretaria de Recursos Humanos do Senado (SERH), abriu nesta terça-feira (16) a terceira edição da campanha "Doe Sangue", realizada em parceria com a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Até esta quarta-feira (17), quando se encerra a campanha, os organizadores esperam captar 80 bolsas de sangue colhidas entre os funcionários da Casa e cumprir o objetivo de promover a doação através de um processo educativo, informando sobre a importância desse ato.
A campanha faz parte da 1ª Jornada de Saúde e Qualidade de Vida do Senado, promovida pela SERH e pela Secretaria de Assistência Médica e Social (SAMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com o Ministério da Aeronáutica, os laboratórios Sabin e Fleury, o Serviço Social do Comércio do DF (Sesc) e o Conselho Regional de Educação Física (Cref).
De acordo com a organização da campanha, em 2006 foram coletadas 79 bolsas de sangue e a expectativa é de que este ano o número aumente. Todo o sangue doado irá para a sede da FHB.
Para doar sangue, os candidatos devem observar alguns critérios e exigências. Por exemplo, portadores de doenças infecto-contagiosas, pessoas com múltiplos parceiros sexuais ou que mantiveram relação sexual sem preservativos e mulheres grávidas, amamentando ou que sofreram aborto nos últimos três meses, não podem doar sangue. Também são proibidas de fazer doação pessoas que tenham ingerido álcool nas últimas 24 horas, colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos 12 meses.
Os voluntários à doação devem ter, no mínimo, 52 quilos, idade entre 18 e 65 anos; não podem usar medicamentos e nem ter praticado nenhum exercício físico antes da doação. Após a coleta do sangue, é servido ao doador um lanche com a finalidade de repor suas necessidades nutricionais imediatas. O posto de coleta do Hemocentro está localizado no estacionamento da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (SEEP), das 8h às 12h.
Qualidade de Vida
A Jornada de Saúde, realizada em homenagem ao Dia do Servidor - 28 de outubro -, tem como objetivo promover a qualidade de vida e integração dos servidores do Senado, oferecendo informação qualificada a todos os participantes.
A cerimônia de abertura contou com a participação do 1º secretário do Senado, Efraim Morais (DEM-PB); do diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia; do diretor da SERH, João Carlos Zoghbi; e do diretor da SAMS, Paulo Roberto R. Ramalho. Efraim ressaltou a importância de considerar os servidores do senado em sua totalidade e valorizar sua qualidade de vida.
- Para nós, os servidores não são apenas peças de uma engrenagem. São seres humanos e devem ser encarados em sua totalidade, por isso, nos preocupamos com a qualidade de vida de cada um - disse Efraim.
Já Agaciel da Silva defendeu que é primordial a obtenção de um ambiente harmônico para o bom desenvolvimento do estabelecimento.
- Devemos sempre tomar medidas que estimulem o equilíbrio da saúde dos servidores em nossas repartições. Esse é um dos principais caminhos para uma administração harmônica - informou Agaciel Maia.
Participaram também da sessão de abertura o subsecretário de planejamento da Secretaria de Saúde, João Luiz Arantes; a diretora-executiva do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Denise Ramos de Araújo Zoghbi; a chefe do setor de registro e orientação ao doador do Hemocentro, Verônica Cavalcanti de Andrade; e a representante da divisão de relações públicas do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, major Míriam Beatriz Degrazia Delamoria.
Até esta quinta-feira (18), estarão disponíveis aos servidores, no hall do auditório Petrônio Portela e no hall da Ala Senador Teotônio Vilela, estandes de avaliação clínica, oficinas de lazer e atividade física a todos os participantes. Na quinta-feira, das 14h às 18h, haverá o programa Cárie Zero - com o personagem Zé Dentinho -,na SAMS, para crianças de 0 a 12 anos, filhos dos servidores da casa. Também serão fornecidas explicações sobre higiene bucal e câncer bucal para as crianças, além de atividades lúdicas e um teatro com o tema Escovação.
16/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado realiza campanha de doação de sangue
Saúde lança campanha para doação de sangue
Saúde faz campanha para aumentar doação de sangue no País
Saúde inicia campanha para incentivar doação de sangue
Serviço: Poupatempo Guarulhos realiza Campanha de Doação de Sangue
Serviço: Poupatempo Guarulhos realiza campanha de doação de sangue