Senado realiza sessão especial para celebrar Dia Mundial da Saúde



O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, informou que vai colocar em votação, o mais breve possível, projeto de lei (PLS 121/07 - Complementar) do senador Tião Viana (PT-AC) destinado a regulamentar a Emenda Constitucional 29 , que estabelece percentuais mínimos de investimentos em saúde para municípios, estados e União. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (9), na abertura dasessão especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde e aos 60 anos de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), celebrados em 7 de abril.

A OMS comemora a data com o tema "Protegendo a saúde frente às mudanças climáticas". Para Garibaldi, a escolha do tema tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para as ameaças à saúde pública decorrentes das mudanças climáticas. O presidente do Senado reconheceu a existência de avanços na saúde no Brasil, mas apontou desafios ainda a enfrentar, como a epidemia de dengue, que já matou 68 pessoas no Rio de Janeiro.

- Esta Casa não tem faltado com o seu dever de promoção da saúde do povo brasileiro. Mas tenho a convicção de que a melhor forma de nossa Casa demonstrar essa preocupação com a saúde seria aprovar o projeto de lei que regulamenta a Emenda 29, que trata do financiamento da saúde - observou.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, salientou que o Sistema Único de Saúde (SUS) atende a todos os brasileiros, até mesmo àqueles que pensam que não utilizam seus serviços. Assim, comentou que brasileiros de maior poder aquisitivo não recorrem a internações e serviços ambulatoriais, mas se beneficiam do SUS, por exemplo, ao comprar produtos em supermercados e farmácias submetidos a controle sanitário; ao levar os filhos para vacinar nos postos de saúde; ao realizar transplantes de órgãos, só feitos em hospitais públicos; e ao necessitar do uso prolongado e contínuo de medicamentos de alto custo.

Autor do requerimento da sessão especial, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) observou que o aumento da temperatura do planeta tem favorecido a multiplicação de insetos, como os mosquitos transmissores da dengue e da malária. Assim, considerou que a resolução dos problemas de saúde pública que afetam aos brasileiros, especialmente os menos favorecidos, depende de ações políticas coordenadas. Eduardo Azeredo também defendeu a adequação e correta aplicação do orçamento da saúde em ações preventivas, como no saneamento básico.

Participaram ainda da solenidade o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Eduardo Santana; o presidente da Federação Brasileira de Hospitais, Eduardo de Oliveira; e representantes de entidades da área de saúde de todo o país.



09/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado realiza sessão especial para celebrar o Dia Nacional do Profissional de Educação Física

Senado realiza sessão especial para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente

Senado faz sessão especial para comemorar Dia Mundial da Saúde

Senado realiza sessão especial pelo Ano Mundial da Medicina Veterinária

Senado tem sessão especial para celebrar a Campanha da Fraternidade

Senado realiza sessão para celebrar Dia do Aviador