SENADO RENOVA CONCESSÕES DE TRÊS EMISSORAS DE RÁDIO



O Senado aprovou nesta terça-feira (dia 21) a renovação das concessões de três emissoras para a exploração de serviço de radiodifusão. Tiveram suas concessões renovadas a Fundação Metropolitana Paulista, de São Paulo (SP), a Fundação Norte-Riograndense de Pesquisa e Cultura, de Natal (RN), e a Fundação Educacional de Ponta Grossa, situada em Ponta Grossa (PR). Antes da decisão, que agora vai a promulgação, os senadores debateram o assunto, sobretudo a concessão que beneficia Ponta Grossa, concernente a serviços de som e imagem.
O senador Álvaro dias (PSDB-PR) informou que essa emissora será gerida pela Prefeitura Municipal e considerou da maior importância, para uma comunidade que já tem uma grande universidade pública, ter esse veículo de comunicação tão significativo na atividade educacional. "Acompanhei há mais de dois anos os esforços para a consecução desse objetivo, que será uma força para a educação regional em Ponta Grossa", disse o senador.
Roberto Requião (PMDB-PR), por sua vez, disse que a renovação dessa concessão para Ponta Grossa é louvável apenas no médio e no longo prazo. Ele informou que, no curto prazo, essa emissora ficará nas mãos de um prefeito contra quem foi aberto processo sob a acusação de estuprar sua secretária. "Pobre Prefeitura, pobre população", lamentou Requião.
O senador Osmar Dias (PSDB-PR) também considerou importante a concessão para Ponta Grossa, dizendo conhecer o efeito, na formação de uma comunidade, do trabalho realizado por essas emissoras em todo o país. Também informou que o próprio prefeito de Ponta Grossa já assumiu a responsabilidade concernente ao processo mencionado por Roberto Requião.
No mesmo debate, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lastimou o fato de o Senado conceder tantas emissoras, quando inúmeras comunidades no país dispõem apenas de rádios piratas. Ele contou ter visitado o município de Anita Garibaldi, onde há uma emissora que funciona clandestinamente. E pregou a necessidade de o país suprir comunidades carentes com esse serviço, a fim de intensificar as comunicações e propiciar a integração regional.
Já Heloísa Helena (PT-AL) lastimou que o Congresso até hoje não tenha instituído o Conselho de Comunicação Social, que impediria, entre outras coisas, que os meios de comunicações se transformem em monopólios de entidades políticas.

21/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SENADO RENOVA CONCESSÕES DE EMISSORAS DE RÁDIO E TV

SENADO RENOVA CONCESSÕES DE QUATRO EMISSORAS DE RÁDIO

PLENÁRIO RENOVA CONCESSÕES PARA EMISSORAS DE RÁDIO

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO RENOVA CONCESSÕES E PERMISSÕES PARA EMISSORAS DE RÁDIO

TRÊS EMISSORAS DE RÁDIO TÊM CONCESSÕES RENOVADAS

SENADO RENOVA CONCESSÕES DE QUATRO EMISSORAS