Senado vai comemorar os 200 anos da Biblioteca Nacional
A vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (PT-SP), anunciou em Plenário que os 200 anos de existência da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, serão comemorados no dia 18 de outubro.
O requerimento para a sessão especial, durante o horário do expediente da sessão legislativa, foi feito pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), e recebeu a assinatura de outros parlamentares.
A data oficial da fundação da Biblioteca Nacional é o dia 29 de outubro de 1810, quando, por decreto de D. João VI, que então era príncipe regente, ordenou-se a construção do prédio para abrigar o acervo, proveniente da vinda da família real portuguesa ao Brasil, apenas dois anos antes, em 1808.
As cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas, eram, em grande parte, remanescentes da Real Biblioteca, destruída pelo terremoto de Lisboa, em 1755.
Os itens ficaram acomodados provisoriamente em uma das salas do Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo, na Rua Direita, hoje Rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro.
Com a finalização do prédio, em 1813, e a organização do acervo, o acesso à Biblioteca Nacional foi franqueado ao público em 1814.
A Biblioteca Nacional conta com um extenso e precioso acervo, com cerca de nove milhões de itens, e pode ser visitada à Avenida Rio Branco, 219, no Rio de Janeiro.
09/08/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia 200 anos da Biblioteca Nacional
Ações culturais vão comemorar comemorar 200 anos da independência de países latino-americanos
Senado vai comemorar 20 anos do Mercosul
Senado vai comemorar os dez anos da Lei de Responsabilidade Fiscal
Senado vai comemorar 200 anos de fundação do Banco do Brasil
Senado realiza sessão para comemorar 90 anos da OIT