Senado vai debater situação na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quarta-feira (28), requerimento de autoria do senador Papaléo Paes (PSDB-AP) para a realização de audiência pública sobre as relações entre o Brasil e a França diante dos problemas que têm ocorrido na fronteira do estado do Amapá com a Guiana Francesa. A audiência deverá ser realizada em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Ao justificar sua proposta, Papaléo considerou que a morte da brasileira Nerize Dias de Oliveira, ocorrida quando era deportada para o Brasil, chamou a atenção para o tratamento dispensado aos brasileiros que trabalham legal ou ilegalmente na Guiana Francesa.

O senador ressaltou que o objetivo da reunião é debater ações políticas que possam garantir a segurança, a saúde e a integridade física dos brasileiros naquela fronteira, bem como ações para garantir uma convivência pacífica com os vizinhos do lado francês.

Serão convidados para a audiência o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim; o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute; o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi; e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Amapá, Camilo Capiberibe (PSB).



28/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil e a Guiana Francesa analisam projetos de fronteira nesta semana

SENADO VAI CELEBRAR LAUDO QUE FIXOU FRONTEIRA COM A GUIANA FRANCESA

Geovani Borges relata conflitos na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa

Gilvam Borges diz que ponte binacional na fronteira com a Guiana Francesa 'vai sair do papel'

Senadores conhecem de perto situação de brasileiros na Guiana Francesa

Audiência pública vai debater ações que garantam a segurança de brasileiros na Guiana Francesa