Senadores aprovam "13º salário" para beneficiários do Bolsa-Família
Em pouco mais de 30 minutos, os senadores aprovaram nesta terça-feira (21), em Plenário, o projeto de lei do Senado (PLS 262/06) que inclui no Programa Bolsa-Família o benefício natalino, equivalente a um 13º salário, conforme ressaltou o autor da proposta, senador Efraim Morais (PFL-PB). A matéria segue agora para apreciação da Câmara dos Deputados.
De acordo com o projeto, o bônus natalino será pago junto com o benefício do mês de dezembro. Entretanto, a proposta só será efetivada a partir de 2007, isso se os deputados federias a aprovarem ainda em 2006.
Antes da aprovação da redação final, o líder do governo no Senado Federal, senador Romero Jucá (PMDB-RR), emitiu, pelaComissão de Assuntos Sociais (CAS), parecer em Plenário sugerindo a rejeição da matéria, alegando que ela teria um vício de origem por gerar despesas permanentes para o Poder Executivo.
Os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Osmar Dias (PDT-PR) elogiaram a iniciativa de Efraim e congratularam o colega pela aprovação do projeto. O senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) também comemorou a aprovação.
Após a votação, Efraim agradeceu o apoio dos líderes partidários e lembrou ter apresentado o PLS em setembro deste ano, antes da definição de quem seria o presidente da República entre 2007 e 2010. Ele salientou que a criação do bônus natalino para o Bolsa-Família beneficiará milhões de brasileiros e pediu que os deputados federais apreciem e votem o projeto ainda este ano, para que possa ser efetivado já a partir de 2007.
Na justificativa da matéria, Efraim ressalta que o Bolsa-Família "tem-se concretizado de forma surpreendente e já mostra resultados bastante positivos". Na avaliação dele, o bônus natalino contribuirá para o aumento da auto-estima dos beneficiários.
21/11/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Beneficiários do Bolsa Família bloqueados têm até dia 29 para regularização
SP se prepara para empregar beneficiários do Bolsa-Família no PAC
Beneficiários do Bolsa Família têm até dezembro para atualização de cadastro
Beneficiários do Bolsa Família têm até 31 de dezembro para atualizar cadastro
Bolsa Família prorroga prazo para atualização de cadastro dos beneficiários
Escolas têm até esta 5ª para registrar frequência dos beneficiários do Bolsa Família