Senadores e deputados vão conhecer bases militares na Amazônia



Uma comitiva integrada por cinco senadores e 19 deputados federais irá conhecer, a partir desta quinta-feira (30) e até sábado (1º), o trabalho desenvolvido pelo Exército na Amazônia, a convite da instituição. Como representantes do Senado, deverão participar da viagem os senadores João Pedro (PT-AM), José Nery (PSol-PA), Lobão Filho (PMDB-MA), Jefferson Praia (PDT-AM) e Cícero Lucena (PSDB-PB). Os parlamentares serão recebidos pelo general Augusto Heleno, no Comando Militar da Amazônia, em Manaus.

Na capital do Amazonas, os parlamentares irão conhecer as atividades desenvolvidas pelo Comando Militar da Amazônia e do Centro de Instrução de Guerra na Selva, responsável pelo treinamento de soldados. Nos municípios de Tefé e Tabatinga, a comitiva irá visitar os Pelotões Especiais de Fronteira de Ipiranga e Estirão do Equador.

A visita dos parlamentares às bases militares na Amazônia tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a importância estratégica da região para o desenvolvimento do país e possibilitar um contato com a realidade vivida pelos militares e pelas comunidades na faixa de fronteira.

"A presença do Exército na região Amazônica é essencial para garantir a soberania do país. Acredito inclusive que devem ser feitos mais investimentos na área, além do aumento do efetivo de polícia para a proteção da floresta e da população ribeirinha", afirma o senador João Pedro sobre o trabalho desempenhado por essa Força Armadana região, com um efetivo de 25 mil homens.



29/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro relata visita feita a bases militares na Amazônia

Senadores e deputados debatem aumento do desmatamento na Amazônia

Seleções e autoridades usarão bases aéreas militares

Bases militares ajudarão a desafogar aeroportos durante a Copa 2014

Collor manifesta preocupação com cessão aos americanos de bases militares na Colômbia

Inácio Arruda critica acordo da Colômbia com Estados Unidos sobre bases militares