Senadores participam de seminário em Londres
Os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), Heráclito Fortes (DEM-PI) e João Tenório (PSDB-AL) representaram o Congresso Nacional em seminário que terminou esta semana em Londres e que contou com a presença, como palestrante, do primeiro-ministro inglês, Tony Blair. Os parlamentares brasileiros participaram do encontro juntamente com membros do grupo britânico da União Interparlamentar do Reino Unido e parlamentares de outros países.
Um dos pontos mais importantes do seminário foi a "Question Time", um tipo de sabatina com o primeiro-ministro da Inglaterra. Durante esse encontro, foram discutidas questões como educação, crescimento econômico e saúde. Blair, que deixa o cargo no próximo dia 27, reconheceu que seu governo nem sempre agradou a todos, mas que sempre fez tudo o que achava "certo e melhor para o Reino Unido".
A primeira reunião da comitiva foi na Confederação da Indústria Britânica, com o chefe do grupo internacional, Gary Campkin, e o chefe do departamento da África e América, Richard White. Durante a explanação dos palestrantes, o senador Garibaldi Filho questionou sobre possíveis investimentos turísticos dos ingleses no Brasil. Em resposta, Gary Campkin disse ter uma visão otimista do Brasil para o comércio e também para futuros investimentos turísticos.
Os senadores também visitaram o Palácio de Westminster - sede do Parlamento Inglês. Eles discutiram com membros do grupo britânico temas como Relações Bilaterais entre Brasil e Inglaterra; Aquecimento Global; Mercosul e Investimentos Econômicos. Essa reunião foi presidida por Nick Hurd - membro do Parlamento.
Segundo Garibaldi Alves, políticos de outros países que participaram do encontro em Londres demonstram muito interesse em relação ao crescimento econômico do Brasil, à preservação da Amazônia e à difusão de fontes alternativas de energia, como, por exemplo, o etanol.
Durante a visita da delegação de senadores e deputados brasileiros à residência do embaixador do Brasil no Reino Unido, José Maurício Bustani, o diplomata brasileiro atribuiu "este momento mágico do Brasil" à política exterior adotada pelo governo Lula. Garibaldi, que falou em nome da delegação, considerou que é justo reconhecer que o início desse processo ocorreu durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, que, como ressaltou, adotou uma política econômica que deu estabilidade ao país, à qual, acertadamente, segundo ele, o presidente Lula deu continuidade.
Antes de retornar ao Brasil, os senadores visitaram o prédio da Assembléia do País de Gales e jantaram com o prefeito e vereadores na residência oficial.
Na visão do senador Garibaldi Filho, a viagem foi muito proveitosa para o momento que o Brasil está vivendo.
- Todos foram receptivos. Foi uma prova de que os investidores estrangeiros estão apoiando as iniciativas do Brasil e dispostos a formar futuras parcerias - disse.Da Redação com informações do gabinete do senador Garibaldi Filho
14/06/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE MEDICAMENTOS
Senadores participam de seminário sobre o aquecimento global
Brasil apresenta políticas para a agropecuária em seminário em Londres
Unidades municipais de cadastro participam de seminário em MG
Empresários do Xingu participam de seminário sobre desenvolvimento
Especialistas participam de seminário sobre tortura em Brasília