Senadores prestam homenagem a Marco Maciel pela eleição para a ABL
Foi aprovado nesta sexta-feira (19) requerimento de voto de aplauso ao senador Marco Maciel (PFL-PE) pela eleição, na véspera, para a Academia Brasileira de Letras (ABL), na vaga deixada pelo jornalista Roberto Marinho. Vários senadores destacaram que Maciel é o segundo imortal da atual legislatura, uma vez que o presidente do Senado, José Sarney, também é membro da academia. O requerimento foi assinado por Arthur Virgílio (PSDB-AM), José Agripino (PFL-RN) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
Arthur Virgílio observou que ter concorrido à vaga com o escritor Fernando Morais, um escritor "tão talentoso", abrilhantou ainda mais a escolha de Maciel pelos imortais. Agripino, por sua vez, destacou que Maciel é um homem de vida íntegra. "É um quadro que o Brasil se orgulha de ter", afirmou.
O senador Demostenes Torres (PFL-GO) lembrou que Maciel fará companhia ao presidente do Senado na ABL. Paulo Octávio (PFL-DF) afirmou que Maciel é um político que soube honrar sua vida pública. "Ganham a ABL e o Senado", disse. Ramez Tebet (PMDB-MS) disse que se trata de um momento de júbilo para o Senado. "Está engrandecida a Associação Brasileira de Letras", afirmou. O senador João Tenório (PSDB-AL) observou que, por sua história na política brasileira, Marco Maciel "já era um imortal".
O senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) disse que Maciel honra o Senado e também honrará a ABL. "É um prazer imenso ter um companheiro nordestino na ABL e nesta Casa ter dois colegas como parte daquele colegiado", afirmou. Rodolpho Tourinho (PFL-BA) disse ter certeza que Marco Maciel honrará o Nordeste na ABL e registrou sua admiração pela figura do senador. Alvaro Dias (PSDB-PR) manifestou sua alegria pela eleição de Marco Maciel e lembrou a discrição que marca a personalidade do novo imortal.
O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) disse que Marco Maciel é um orgulho para todos os nordestinos, pelo destaque na política e na literatura. Ney Suassuna (PMDB-PB), em nome do PMDB, associou-se à homenagem. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) garantiu que era apenas uma questão de tempo para Maciel integrar os quadros da ABL. Jorge Bornhausen (PFL-SC), por sua vez, classificou a homenagem de justa e merecida. "Trata-se de um dos homens públicos mais completos do país", afirmou.
O senador José Jorge (PFL-PE) manifestou sua alegria pela eleição. "Quando se candidatou, sabíamos que ia ganhar, porque ele nunca perdeu uma eleição em sua carreira", disse. Alberto Silva (PMDB-PI) disse que agora a ABL tem dois grandes intelectuais para falar sobre as leis brasileiras. Maguito Vilela (PMDB-GO) também apresentou, em nome do povo goiano, cumprimentos pela eleição do "coerente e talentoso" novo membro da ABL. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) associou-se à homenagem, assim como o senador Augusto Botelho (PDT-RR), que disse que Maciel o tem ajudado muito em seu primeiro mandato.
Mão Santa (PMDB-PI) afirmou que o exemplo de Sarney foi fundamental para o novo imortal. João Capiberibe (PSB-AP) manifestou seu carinho e apreço pela conquista de Marco Maciel. Tião Viana (PT-AC) expressou o contentamento pela indicação de Marco Maciel e disse que a ABL deve estar orgulhosa pela sábia escolha que fez. Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) observou que Maciel é um exemplo de administrador. O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) cumprimentou o eleito dizendo que a ABL foi "sábia".
João Ribeiro (PFL-TO) disse que o escolhido é um dos homens mais cultos do país. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) falou sobre a felicidade de todos com a eleição de Maciel. "É uma honra", disse. Por sua vez, Sibá Machado (PT-AC) ressaltou a grande contribuição de Maciel para o meio político e, a partir de agora, para a ABL.
19/12/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores prestam homenagem a Marco Maciel
José Jorge anuncia eleição de Marco Maciel para a Academia Brasileira de Letras
Senadores prestam homenagem ao PCdoB
Senadores prestam homenagem às mulheres
Senadores prestam homenagem aos professores
Senadores prestam homenagem ao jornal 'O Dia'