Senadores reúnem-se com governador do Maranhão para se inteirar sobre combate ao trabalho escravo no estado
Após se reunir nesta quinta-feira (23) com o governador do Maranhão, Jackson Lago, o presidente da Subcomissão Temporária do Trabalho Escravo, senador José Nery (PSOL-PA), declarou à Agência Senado que o governador reiterou seu apoio à proposta de emenda à Constituição que permite a expropriação das terras onde for descoberto o uso de trabalho escravo (PEC 438/01, na Câmara). José Nery destacou que há, no Maranhão, uma comissão estadual específica que elaborou - e monitora - um plano de erradicação do trabalho escravo na região.
O senador pelo Pará defende maior rapidez na votação da PEC, que já foi aprovada no Senado e tramita atualmente na Câmara dos Deputados. Em entrevista concedida em maio deste ano, ele afirmou que "alguns setores da bancada ruralista são os que mais se opõem à aprovação" da proposta.
Durante o encontro desta quinta-feira, no Palácio dos Leões, em São Luís, também foram discutidas as ações que o governo do Maranhão vem adotando no combate ao trabalho escravo. O estado está entre as regiões com maior incidência desse tipo de crime, além de ser considerado um "exportador" de mão-de-obra escrava para estados como o Pará - onde estima-se que há o maior número de casos do país.
Ainda estava prevista para esta quinta-feira uma visita de Nery e do vice-presidente da subcomissão, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), à Cooperativa da Dignidade, no município de Açailândia (MA). No local, está sendo desenvolvido um projeto social com egressos do trabalho escravo. Depois dessa visita, eles também participariam de um seminário no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos do município.
Pará
Nesta sexta-feira (24), a subcomissão estará no município de Marabá, no Pará, para se encontrar com ex-trabalhadores escravos na sede local da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O grupo também deve participar de um seminário sobre combate ao trabalho escravo na unidade local da Universidade Federal do Pará.
No sábado (25), último dia da viagem, a subcomissão reúne-se em Belém, no período da manhã, com autoridades e representantes de entidades da sociedade civil e, logo em seguida, participará de audiência com a governadora Ana Júlia Carepa.
23/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores da Subcomissão do Trabalho Escravo viajam ao Maranhão e ao Pará
Senadores da Subcomissão do Trabalho Escravo viajam ao Maranhão e ao Pará
MDA debate combate ao trabalho Escravo no Maranhão
Senadores fazem sessão especial sobre combate ao trabalho escravo
Lobão anuncia amplo programa de combate ao trabalho escravo no Maranhão e recebe dirigente da OIT
Estado investe no combate ao trabalho escravo