Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti



VEJA MAIS

Uma comissão externa do Senado está em Rio Branco, no Acre, nesta segunda-feira (2), para conferir a situação em que estão vivendo imigrantes haitianos que têm entrado no Brasil por aquele estado.

O grupo foi criado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Ricardo Ferraço, na quinta-feira (28), atendendo a requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC). Viana espera que, no retorno a Brasília, possa ser definida uma solução para que se interrompa o fluxo clandestino de imigração.

Segundo o senador, o problema começou em 2010, quando chegaram 37 haitianos. A maioria deles foge das condições adversas no Haiti desde que um terremoto atingiu o país. Eles chegam ao Acre depois de passar por países vizinhos, como Peru e Equador, com ajude de “coiotes” que incentivam o tráfico de pessoas e o narcotráfico. A situação é considerada grave, de acordo com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC).

– Se é verdade que o governo federal quer receber esses haitianos, então eles têm que melhorar as condições de infraestrutura – disse.

No início deste ano, uma força-tarefa do governo federal foi enviada ao Acre para regularizar a permanência de imigrantes haitianos que continuam chegando ao estado.

Programação

Na parte da manhã, a comissão externa vai se reunir com prefeitos, outras autoridades e representantes dos imigrantes em Brasileia, onde também vão visitar um abrigo. Mais de 500 cidadãos haitianos estão na cidade, em condições muitos precárias, de acordo com as autoridades locais. À tarde está prevista audiência com o governador, Tião Viana, e o retorno a Brasília somente no final do dia.

A intenção é fazer um levantamento da real situação dos refugiados e ver de que forma o governo federal pode ajudar a melhorar as condições dos acampamentos. Para Ferraço, a grave situação social causada pela chegada dos haitianos deverá levar o Brasil a rediscutir as suas próprias políticas de imigração.

Fazem parte do grupo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço; os representantes do Acre no Senado, Viana, Petecão e Anibal Diniz (PT); a deputada federal Perpétua Almeida (PT); o representante do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Paulo Abrão Pires; o representante do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Andrés Ramirez; e os secretários de Assistência Social e de Direitos Humanos do Acre, Antonio Torres e Nilson Mourão, respectivamente.



29/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores vão ao Acre verificar situação de imigrantes do Haiti

Senadores deverão acompanhar situação de imigrantes haitianos no Acre

Comissão de três senadores vai verificar acontecimentos em Boca do Acre

CRE examina situação de imigrantes haitianos ilegais no Acre

Situação de imigrantes haitianos no Acre será debatida pelo Senado

Senadores querem solução para conter entrada de imigrantes haitianos no Acre