Senadores vão ouvir ministro sobre rumos da política externa
O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, estará no Senado na próxima quinta-feira (6) para debater os rumos da política externa com os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Essa audiência pública, no início de cada ano, é prevista pelo Regimento Interno do Senado.
Após o encontro com Luiz Alberto Figueiredo, a CRE deve votar um requerimento no qual o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pede audiência pública com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. A intenção do presidente da comissão é ouvir os convidados sobre a decisão brasileira de comprar 36 aeronaves de caça modelo Gripen NG, da empresa sueca Saab.
O governo anunciou a chegada dos caças a partir de 2018 e a Força Aérea (FAB) assegura que serão os mais modernos do hemisfério sul. O negócio foi avaliado em aproximadamente US$ 4,5 bilhões.
O modelo ainda está em desenvolvimento e tem participação de especialistas brasileiros no projeto, de forma que o Brasil poderá desenvolver peças e até produzir aeronaves inteiras. De acordo com a revista Aerovisão, publicada pela Força Aérea neste trimestre, o “código-fonte” do projeto estará aberto aos engenheiros brasileiros e poderá ser adaptado às necessidades do país.
Entre as vantagens do modelo Gripen NG, segundo a revista, está o fato de ser “multiuso”: pode ser caça, combater e fazer reconhecimento de áreas. Além disso, requer pistas pequenas para pouso e o tempo necessário para seu reabastecimento é considerado curto.
Atualmente, o espaço aéreo brasileiro é coberto por jatos F5 modernizados após a aposentadoria dos Mirrage 2000.
30/01/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
CRE realiza mais uma audiência sobre rumos da política externa brasileira
Ministro da Saúde fala aos senadores sobre os rumos do SUS
Ruben Figueiró cobrou do governo novos rumos para a política externa
Senado ouve ministro Celso Amorim sobre pontos polêmicos da política externa
Ministro Luiz Alberto Figueiredo fala sobre política externa na Comissão de Relações Exteriores
SENADORES QUEREM OUVIR MINISTRO SOBRE SITUAÇÃO DA REDE TV!