Senadores vêem "golpe" em tentativa de enviar à CAS projeto sobre discriminação contra homossexuais



A proposta de envio do projeto que torna crime a discriminação contra homossexuais à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) gerou diversas manifestações de repúdio durante reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) desta quinta-feira (6). Conforme ofício enviado ao presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), está na Mesa do Senado requerimento do senador Gim Argello (PTB-DF) pedindo que o PLC 122/06 seja analisado pela CAS antes de ser votado pela CDH, onde tramita atualmente. O requerimento de Argello ainda será votado pelo Plenário.

Relatora da matéria na CDH, a senadora Fátima Cleide (PT-RO) considerou o requerimento "um golpe na democracia". Na opinião da senadora, a atitude é uma tentativa de protelar o exame da matéria. No mesmo sentido, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) opinou que deve ser mantida a tramitação da matéria na CDH e defendeu que o requerimento seja derrubado em Plenário. Caso a proposta de Argello seja aprovada, a presidente da CAS, senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), informou que indicará Fátima Cleide para também relatar o projeto naquele colegiado.

Paim lembrou que a CDH decidiu por consenso retirar o PLC 122/06 de pauta para que seja construído acordo em torno do relatório de Fátima Cleide, permitindo a votação da matéria no início do próximo ano. A busca de entendimento foi ressaltada também pelo senador Flávio Arns (PT-PR), que lembrou os esforços feitos para construir um ordenamento jurídico que proteja os brasileiros contra todas as formas de discriminação. Já o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) criticou a relatora por "não ter mudado uma linha sequer" em seu relatório, apesar de ter ouvido a todos. Crivella saudou jovens que se manifestavam durante a reunião da CDH "pelo direito de culto" e lembrou a grande controvérsia que envolve o projeto. Mesmo reconhecendo a existência de posições divergentes, Paim manifestou sua esperança de que seja possível construir "um grande entendimento" e votar o projeto por unanimidade no início de 2008.



06/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada realização de debate sobre projeto contra discriminação de homossexuais

Projeto que pune discriminação de homossexuais divide senadores

CDH faz nova tentativa de votar projeto que pune preconceito contra homossexuais

51,54% são contra projeto que pune discriminação contra homossexuais, idosos e deficientes

Senadores defendem e criticam projeto que torna crime discriminação a homossexuais

Projeto que pune discriminação contra homossexuais, idosos e deficientes passa na CAS