Serasa indica redução no ritmo de crescimento do comércio em 2011



A alta das vendas em lojas de material de construção foi a principal contribuição para que o comércio varejista de todo o País fechasse 2011 com crescimento de 8,7%, como mostra o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Esse aumento, no entanto, ficou abaixo do registrado no ano anterior, 10,3%.

Em dezembro, o movimento de consumidores foi 1,9% maior do que em novembro. O segmento com a maior expansão foi o de veículos, motos e peças (1,5%), seguido por materiais de construção (1,2%). Mas, no acumulado do ano, este último lidera, com aumento de 10,9%. Em 2010, porém, a elevação foi maior em relação a 2009, registrando 17%, para este setor.

Os economistas da Serasa observaram que, no segundo semestre de 2011, as vendas cresceram 9,6% ante igual período de 2010, desempenho melhor do que na comparação anterior, quando houve alta de 7,8%. Na avaliação deles, a redução na velocidade de vendas mostra uma reação dos brasileiros aos impactos das medidas adotadas no País para minimizar os efeitos da crise econômica internacional.

“Os efeitos defasados do aperto monetário e das condições de crédito, a alta da inadimplência e o agravamento da crise financeira internacional diminuíram o ritmo de negócios no varejo ao longo do segundo semestre de 2011”, destaca o comunicado da Serasa.

 

Fonte:
Agência Brasil



05/01/2012 14:29


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