Sérgio Guerra defende construção da Ferrovia Transnordestina
Ao defender a construção da Ferrovia Transnordestina, que teve sua implantação iniciada em 1990 e em 1992 foi paralisada por falta de recursos, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse que a conclusão da obra é essencial para a economia do Nordeste se tornar competitiva e ter condições de sustentação a curto, médio e longo prazos. Ele elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter nomeado o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para coordenar o grupo interministerial responsável pela retomada do projeto.
O senador por Pernambuco anunciou que vai sugerir nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI) a discussão do projeto de construção da Ferrovia. Ele acrescentou que já apresentou requerimento na CAE para que seja criada uma subcomissão para debater a integração econômica no Brasil. Um dos assuntos que serão debatidos na subcomissão, se ela for instalada, é a recuperação e reestruturação de instituições como as Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) da Amazônia (Sudam), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).
A privatização do sistema ferroviário promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso foi considerada mal-sucedida pelo senador. Ele disse que a iniciativa não produziu os resultados esperados, a não ser em alguns casos especiais. Um dos problemas, na avaliação de Sérgio Guerra, é que os vencedores de algumas licitações de ferrovias rentáveis foram obrigados compulsoriamente a assumir projetos ferroviários para os quais sequer tinham vocação.
Além de cobrar verbas para a Ferrovia Transnordestina, Sérgio Guerra também pediu ao governo a liberação de recursos a fundo perdido para a recuperação e ampliação da malha rodoviária dos estados nordestinos. Ele declarou que é alienação aguardar que a iniciativa privada invista na construção de infra-estrutura da região. O senador criticou o fato de o Nordeste ter sido sempre discriminado na liberação de verbas para projetos rodoviários e ferroviários.
12/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Debate sobre inclusão de ramal na Ferrovia Transnordestina é cancelado
Miguel Arraes dará nome a trecho da Ferrovia Transnordestina
Inácio Arruda relata visita a obras da Ferrovia Transnordestina
João Ribeiro defende construção da Ferrovia Norte-Sul
Senadores debatem inclusão de ramal da Ferrovia Transnordestina em Alagoas e Paraíba
Heráclito critica governador do Piauí por declarações sobre a Ferrovia Transnordestina