Sérgio Guerra defende construção da Ferrovia Transnordestina



Ao defender a construção da Ferrovia Transnordestina, que teve sua implantação iniciada em 1990 e em 1992 foi paralisada por falta de recursos, o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) disse que a conclusão da obra é essencial para a economia do Nordeste se tornar competitiva e ter condições de sustentação a curto, médio e longo prazos. Ele elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter nomeado o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, para coordenar o grupo interministerial responsável pela retomada do projeto.

O senador por Pernambuco anunciou que vai sugerir nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Serviços de Infra-Estrutura (CI) a discussão do projeto de construção da Ferrovia. Ele acrescentou que já apresentou requerimento na CAE para que seja criada uma subcomissão para debater a integração econômica no Brasil. Um dos assuntos que serão debatidos na subcomissão, se ela for instalada, é a recuperação e reestruturação de instituições como as Superintendências de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) da Amazônia (Sudam), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs).

A privatização do sistema ferroviário promovida pelo governo Fernando Henrique Cardoso foi considerada mal-sucedida pelo senador. Ele disse que a iniciativa não produziu os resultados esperados, a não ser em alguns casos especiais. Um dos problemas, na avaliação de Sérgio Guerra, é que os vencedores de algumas licitações de ferrovias rentáveis foram obrigados compulsoriamente a assumir projetos ferroviários para os quais sequer tinham vocação.

Além de cobrar verbas para a Ferrovia Transnordestina, Sérgio Guerra também pediu ao governo a liberação de recursos a fundo perdido para a recuperação e ampliação da malha rodoviária dos estados nordestinos. Ele declarou que é alienação aguardar que a iniciativa privada invista na construção de infra-estrutura da região. O senador criticou o fato de o Nordeste ter sido sempre discriminado na liberação de verbas para projetos rodoviários e ferroviários.



12/08/2003

Agência Senado


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