Sérgio Souza critica alto custo do Brasil



Apesar dos avanços sociais e econômicos obtidos nas últimas décadas, o Brasil ainda é muito caro e precisa baixar seu custo para a população. Foi o que defendeu o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) em Plenário nesta quinta-feira (5). O parlamentar reconheceu os progressos conquistados pelo país nos últimos anos, porém criticou o alto custo e a qualidade da vida a que ainda estão sujeitos os brasileiros.

– É justo alguém levantar às quatro horas da manhã para chegar às oito horas no seu trabalho? É justo chegar de volta às dez horas da noite? É justo não ter o privilégio de conviver com os seus filhos e não passar a ele os seus ensinamentos éticos e morais? É justo pagar, no Brasil, o dobro de um preço de um automóvel que se paga no Paraguai, na Argentina, nos Estados Unidos ou na Europa? E no Paraguai abastecer o seu carro, porque a gasolina que é produzida no Brasil é vendida no Paraguai ainda mais barata? – questionou.

Sérgio Souza afirmou que o país evoluiu economicamente, no nível cultural e na educação, mas a população quer e precisa de mais melhorias porque, com acesso à informação, percebe que em outros países o custo de vida não é tão alto, há mobilidade urbana, e uma melhor qualidade de vida.

Foi essa insatisfação, ponderou o senador, que fez os brasileiros irem para as ruas em junho e julho, buscando “um Brasil mais igual, um Brasil mais justo, um Brasil mais transparente”. Na opinião do senador, assim como os parlamentares precisam entender a importância das cobranças dos eleitores para melhorar o país, também a população precisa perceber sua responsabilidade no momento de eleger seus representantes – serão esses eleitos que vão atender os anseios da sociedade.

Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) argumentou que os temas mais importantes da atualidade são a mobilidade urbana e a saúde publica e tentar solucionar essas questões deve ser tarefa sempre na “ordem do dia” dos senadores.



05/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unificação do ICMS pode reduzir custo Brasil, avalia Sérgio Souza

Sérgio Souza critica análises negativas sobre situação do Brasil

Sérgio Souza critica decisão de Joaquim Barbosa contra criação de tribunais federais

Sérgio Souza presta homenagem à Marinha do Brasil

Sérgio Souza elogia produção de etanol no Brasil

Brasil precisa de legislação contra o terrorismo, diz Sérgio Souza