Sergio Souza destaca progresso do país e alerta para desafios
Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o senador Sergio Souza (PMDB-PR) destacou os avanços econômicos e sociais do Brasil nas últimas décadas, associando a restauração democrática conquistada na Constituição de 1988 com expressivas transformações que colocaram mais da metade da população na classe média. Ele ressaltou, porém, que permanecem entraves notáveis ao desenvolvimento do país, e que o povo aumentará suas reivindicações.
- É incomparável o Brasil de 1988 com o Brasil de hoje, mas nós, 200 milhões de brasileiros, merecemos muito mais. Um Brasil mais igual, mais justo, mais barato, e vamos consegui-lo - afirmou.
Entre os dados que apresentou, Sergio Souza destacou o desenvolvimento da produção rural: ele lembrou que em 1966, ano de fundação do Movimento Democrático Brasileiro - o MDB, embrião do atual PMDB -, o país era importador de alimentos, e ainda na década de 1980 o meio rural abrigava o estrato mais humilde da sociedade. O senador lembrou que naquele tempo a eletricidade não chegava a todos, e os serviços de saúde e educação eram mais escassos.
- Era um Brasil em que vivíamos com uma inflação de 80 por cento ao mês. Hoje se fala em inflação que não chega a seis, sete por cento ao ano - disse o parlamentar, que ressaltou a estabilização da moeda e a recuperação do poder de compra do salário mínimo.
Sergio Souza lamentou que o Brasil tenha perdido competitividade em relação à indústria das principais economias do mundo. Ele atribuiu a situação a fatores como burocracia, corrupção, tributos elevados e infraestrutura de transporte inadequada.
- Tínhamos em 1930 mais ferrovias no Brasil do que temos hoje. A ferrovia que escoa a maior parte da safra brasileira para o Porto de Paranaguá, foi feita por D. Pedro, a picareta e enxadão, atravessando a Serra do Mar - disse.
O senador se declarou positivamente surpreendido com os protestos populares, que considera resultantes do maior acesso a bens de consumo e ao aumento da consciência do cidadão sobre o elevado custo do país.
01/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza destaca crescimento do agronegócio no seu estado e no país
Sérgio Souza alerta para uso da máquina pública na campanha eleitoral
Sérgio Souza alerta para prejuízos enfrentados pelos suinocultores
Sérgio Souza destaca pontos essenciais para debate na Rio+20
Suplicy destaca contribuição do administrador ao progresso do país
Para Sérgio Souza, MP dos Portos é fundamental para expansão econômica do país