Sérgio Souza se diz preocupado com inchaço dos municípios das regiões metropolitanas
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), em discurso nesta quinta-feira (7), demonstrou sua preocupação com o fluxo migratório das populações das pequenas cidades para as regiões metropolitanas das capitais. Para o senador, é necessário fazer algo para estimular a fixação dos cidadãos em suas cidades de origem, já que essa migração incha os municípios que têm poucos recursos, e ali acabam se formando os maiores bolsões de pobreza do país.
O parlamentar citou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicado no fim de junho, demonstrando a discrepância entre a alta taxa de crescimento das regiões metropolitanas e a baixa arrecadação orçamentária municipal. O cruzamento desses dados mostra que o Brasil terá de encontrar uma maneira para resolver esse problema social, que tende a se intensificar, salientou.
O adensamento populacional nos municípios menores - e com menos recursos orçamentários que as capitais - gera mais demanda por serviços públicos, em especial educação e saúde. Isso afeta a qualidade de vida da população e cria os chamados bolsões de pobreza, com problemas de degradação ambiental, aumento da poluição, pressão por serviços de moradia e transporte, entre outros, segundo disse.
Por isso, é necessário pensar em soluções que fixem os cidadãos em suas cidades de origem, e uma das apontadas no discurso do parlamentar foi a modificação na distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ele também mencionou a importância de se focar no desenvolvimento econômico e social em todo o país, com um olhar especial para as cidades do interior, para a geração de empregos nestes locais.
07/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Souza está preocupado com economia do Paraguai e dos países do Mercosul
Sérgio Souza destaca investimentos do governo federal nos municípios paranaenses
Sérgio Souza pede agilidade em liberação de recursos para municípios atingidos por desastres
Dieese: desemprego cai em 7 regiões metropolitanas
Desemprego cai quase 10% nas principais regiões metropolitanas do País
SP sedia conferência mundial sobre regiões metropolitanas