Sergipe vai receber obras do Programa Água para Todos



O governo federal vai disponibilizar 120 sistemas simplificados de abastecimento de água (poços artesianos e caixa de retenção) e 50 barreiros (pequenas barragens) para pequenos agricultores de Sergipe. O investimento será de cerca de R$ 16 milhões até 2014.

O Programa Água para Todos é coordenado pelos ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo é garantir o amplo acesso à água para o consumo próprio ou para a produção de alimentos e a criação de animais destinados à sua segurança nutricional.

Até 2014, serão implantados 750.000 cisternas e 6 mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano, garantindo o acesso à água limpa. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.

Como meta do programa para 2011 estão previstas a instalação de 343 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção (cisternas de produção, pequenas barragens, sistemas simplificados de irrigação).

O programa é voltado para famílias com renda mensal inferior à linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do governo federal. Cerca de 66,5% da população rural brasileira está em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual o lançamento e as primeiras ações do Água para Todos serão realizadas nessa região.


Fonte:
Ministério da Integração Nacional



06/12/2011 20:31


Artigos Relacionados


Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Dilma entrega obras do 'Água para Todos' e máquinas, no Ceará

Entra em vigor o programa Água para Todos

Programa Água para Todos chega a Rondônia

Especial do D.O.: Jundiaí é a primeira cidade do interior a receber programa Cidadania para Todos

Grandes cidades vão receber R$ 20,8 bilhões para obras de água e esgoto