Serpro institui Programa de Incentivo à Cultura
Com o objetivo de estimular a realização de projetos que contemplem a cultura brasileira e fortalecer as cadeias produtivas do setor cultural, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) instituiu, em dezembro, o Programa Serpro de Incentivo à Cultura.
A proposta do programa é abrir espaço para a criação, estimular a reflexão sobre a cultura e pensamento brasileiros, efetivando a cultura como direito social básico do cidadão, conforme previsto na Constituição Federal.
De acordo com a gerente do Departamento de Eventos e Publicidade do Serpro (Comep), Valéria Silva, o programa irá contribuir sobremaneira com a divulgação da imagem da empresa. “O programa projeta positivamente a imagem do Serpro, pois ressalta o compromisso da instituição com o crescimento do País, na medida em que se alinha às políticas governamentais de fomento à cultura”, explica. Valéria acrescenta que, neste primeiro momento, toda a verba destinada ao programa será oriunda das isenções fiscais relativas a tributos municipais.
Cidades pioneiras
Inicialmente, o programa contemplará projetos culturais nos municípios de Belém, Curitiba e Rio de Janeiro. Valéria explica que a escolha dessas localidades deve-se ao fato desses municípios já contarem com legislação e regulamentação específica, além de os respectivos programas permitirem isenção de 100% do valor patrocinado. “Em uma segunda etapa, o programa será estendido às cidades de Belo Horizonte, Florianópolis, Recife e São Paulo. Por último, deverão ser atendidos projetos de todos o país, por meio da Lei Rouanet, que permite o abatimento de 4% do Imposto de Renda da empresa”, completa.
Segmentos
O programa está fundamentado em duas linhas de atuação: o Programa Serpro Digital e o Programa Cultura Livre Serpro. Na primeira, é baseado nas ações da Coordenação de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, que promove o uso do software livre e as ações de inclusão digital. Na outra, o Programa Cultura Livre Serpro, contempla projetos de todos os segmentos culturais, além de ações de difusão e democratização do acesso à cultura.
O analista do Comep Juliano Machado explica que a escolha dos projetos se dará via edital de seleção pública ou escolha direta, e ressalta a importância de se mesclar as duas modalidades de seleção. “Na escolha direta, se trabalha o posicionamento da marca, as praças prioritárias e o relacionamento institucional. Por outro lado, na seleção pública há uma democratização do acesso à verba de patrocínio e o fomento à diversidade étnica e regional dos projetos”, pontua. Para receber os incentivos, o analista reforça que os projetos precisam ainda estar aptos junto às prefeituras municipais e atender a uma série de requisitos exigidos pelo Serpro.
Contato com a equipe gestora do programa e envio de projetos pelo e-mail Cultura/Serpro.
Fonte:
Serpro
22/01/2014 14:50
Artigos Relacionados
Brasil e União Europeia elaboram programa de incentivo à cultura
Interior do País recebe incentivo do Programa de Cultura Banco do Nordeste
Saúde institui Incentivo de Qualificação da Gestão Hospitalar
Serpro promove nesta terça (27) treinamento de programa de computador para cegos
Finep muda linhas de incentivo para programa do programa Inova Brasil
Lei que institui Programa Cisternas é sancionada